Dois brasileiros morrem na guerra da Ucrânia após bombardeio

COMPARTILHE
Por: SBTNews  Data: 04/07/2022 às 06:15
Fonte de Imagem: Reprodução

O ex-militar brasileiro Douglas Rodrigues Búrigo, 40 anos, morador de São José dos Ausentes, na Serra do Rio Grande do Sul, morreu após um bombardeio na Ucrânia. Ele estava no país desde 25 de maio.

Segundo Carlos dos Reis, cunhado da vítima, o gaúcho foi morto em Kharkiv, na fronteira com a Rússia, depois que o abrigo onde estava foi bombardeado. “Ele já saiu depois que o local incendiou, mas nos contaram que ele voltou para salvar uma brasileira, Thalita do Valle, que não tinha conseguido sair. Nesse momento, mais mísseis teriam atingido o abrigo”, conta o familiar.

Ao todo, já são três brasileiros mortos em meio à guerra na Ucrânia. André Hack Bahi morreu ao ser atingido em um confronto em Sieverodonetsk.

O gaúcho fazia contato diariamente com a família, mas desde a última 3ª feira (28.jun) não dava notícias. A confirmação da morte veio no último sábado (2.jul), após o contato de outro brasileiro que estava no local atingido.

Douglas foi militar do Exército entre 2000 e 2003 e, desde o início do conflito na Europa, planejava lutar contra os russos. Ele chegou a tentar embarcar uma vez, mas teve problemas na documentação e só chegou até São Paulo.

Em um áudio enviado aos familiares, Douglas admitia que estava “apavorado” depois de ver um colega morrer em combate e que achava que não voltaria vivo para o Brasil.

No Rio Grande do Sul, Douglas tinha um comércio de pneus. Ele morava com os pais e deixa uma filha de 15 anos. O cunhado conta que ele estava feliz por estar lutando por uma causa que acreditava. A família ainda não tem informações se o corpo foi localizado nos escombros.