Se você está estressado, existem muitas dicas que podem ajudar que já foram atestadas cientificamente
Os professores Michael Krasner e Jennifer Lee, da Universidade de Rochester (EUA), que são especialistas no assunto, compilaram maneiras de pensar sobre o estresse de modo diferente, acalmar-se em momentos difíceis e algumas soluções práticas para quando você se sentir estressado ao extremo.
Dicas simples e eficazes para combater o estresse no dia a dia
Receba as notícias do AlagoasWeb no seu WhatsApp
Em primeiro lugar, podemos mudar a forma como falamos e encaramos o estresse. Por ser uma sensação desconfortável, as pessoas costumam dizer “Preciso me livrar disso”, o que pode nos fazer sentir como se estivéssemos fazendo algo errado.
Mas o estresse é, na verdade, a forma que o corpo encontra para nos proteger do perigo. O problema é que nossos corpos não distinguem entre estresse real e estresse imaginado – entre algo como enfrentar uma cobra venenosa à sua frente e um pensamento em sua mente, como autocrítica ou relembrar um momento embaraçoso.
Então, em vez de precisar “consertá-lo”, olhe para o estresse com curiosidade e compaixão por si mesmo. Aprender a reconhecer o estresse e reagir a ele com empatia quando é apenas um perigo imaginário aumentará sua resiliência. Com o tempo, seu corpo aprenderá a reagir com mais calma aos gatilhos, porque o estresse não parecerá mais tão ameaçador.
Reavaliar como você percebe o estresse pode fazer uma grande diferença na saúde mental, no bem-estar e no sucesso de uma pessoa.
Como acalmar um momento estressado
Aqui estão algumas dicas para acalmar seu corpo e sua mente quando o estresse estiver dominando você.
- Pare. Faça uma pausa literal ou figurativa no que você estiver fazendo.
- Respire bem fundo.
- Observe: O que está acontecendo? Como estou me sentindo? Avalie a situação com lógica.
- Prossiga: Deixe de lado a emoção que vem sentindo e concentre-se em seguir em frente.
Respiração na caixa
- Inspire por quatro segundos, segure por quatro segundos, expire por quatro segundos, segure por quatro segundos antes de inspirar novamente. Repita esse processo várias vezes até se sentir calmo.
- Imagine desenhar uma caixa a cada passo de quatro segundos.
- Quando estressado, a resposta do corpo é encurtar a respiração. A respiração em caixa convida o sistema nervoso a se acalmar.
Conecte-se aos seus cinco sentidos
- Quando sua mente se concentra nos sentidos físicos, é menos provável que você se deixe levar pelas emoções ou se sinta angustiado.
- Terapia do frio: Coloque um cubo de gelo na boca ou passe-o nas bochechas, na testa ou na nuca.
- Exercício de ancoragem para reorientar: Cite cinco coisas que você pode ver, quatro coisas que você pode tocar, três coisas que você pode ouvir, duas coisas que você pode cheirar e uma coisa que você pode saborear.
- Relaxamento muscular progressivo: Percorrendo todo o corpo, tensione um grupo muscular específico por cinco segundos e depois solte-o – seus pés, panturrilhas, coxas, subindo pelo corpo, etc.
Afirmações
Recite frases, em voz alta ou mentalmente, que sejam de autocompaixão. Isso ajuda você física e mentalmente, reconhecendo seus sentimentos. Mas, em vez de desejar que eles desapareçam, você pode receber a mensagem de que sua experiência não está errada. Algumas mensagens adequadas incluem:
- “O que estou sentindo não está errado.”
- “Estou fazendo o meu melhor.”
- “Minhas imperfeições me tornam humano.”
- “Eu posso lidar com o desconforto.”
- “Ninguém é perfeito o tempo todo.”
- “Sou digno de perdão e compreensão.”
Conexão Social
Quando passamos por estresse, o reconhecemos e depois escolhemos responder conectando-nos com outras pessoas, nosso corpo libera o hormônio oxitocina, apelidado de “hormônio do carinho” ou “hormônio do amor”. Isso reforça esse desejo de nos conectarmos com outras pessoas – o que alguns chamam de a parte “Cuidar e ser amigo” da nossa resposta ao estresse.
Como um sentimento de pertencimento leva à segurança psicológica, encontre maneiras criativas de estar com as pessoas: Grupos religiosos, esportes, compras, cafés, bibliotecas, grupos de encontro ou até mesmo comunidades online.