Dezenas de jovens vão parar no hospital após ‘desafio do galão’ do TikTok

Por: O Tempo  Data: 09/03/2023 às 11:44

Uma nova trend do TikTok conhecida como “borgs”, levou dezenas de estudantes da Universidade de Massachusetts, nos EUA, para o hospital depois de reproduzi-la no último final de semana.

De acordo com o The New York Post, os alunos da Universidade de Massachusetts participavam de uma comemoração de St. Patrick’s Day, ou Dia de São Patrício, e levaram alguns galões da bebida com o objetivo de realizar trend do Tiktok.

Segundo as autoridades locais, durante a celebração, o serviço de emergência recebeu 28 chamados. Os pedidos de ambulâncias simultâneos foram tão numerosos que as cidades vizinhas também tiveram que enviar seus veículos, mas nenhum dos casos foi considerado grave ou fatal.

O desafio “borgs” sigla para “blackout rage gallon” (em português, algo como “galões de desmaio”) consiste numa mistura de bebidas alcoólicas, eletrólitos, aromatizantes e água, e tornou-se popular no TikTok entre os universitários. No entanto, especialistas alertam que a tendência pode ser perigosa por estimular o consumo excessivo de álcool.

Atualmente, a hashtag do desafio acumula mais de 74,7 milhões de visualizações na plataforma.

Em entrevista à CBS, o Dr. George Koob, diretor do Instituto Nacional de Abuso de Álcool e Alcoolismo, disse que algumas receitas de borgs exigem meio galão de vodka, o equivalente a cerca de 43 doses de álcool. Enquanto outra versão que prevê algo em torno de 16. “É muito para qualquer pessoa ingerir, especialmente de uma vez só. Então, essa é uma preocupação enorme”, disse Barr.

Alguns vídeos que viralizaram no TikTok mostram os estudantes bebendo borgs. Em um deles, um aluno pergunta aos colegas como eles apelidaram suas bebidas. A publicação, que acumulou dois milhões de visualizações, mostra as bebidas apelidadas, incluindo “Soulja Borg”, “Justin Borgber” e “Certified Lover Borg”.

Em nota divulgada à imprensa, a universidade de Massachusetts informou que avaliará os próximos eventos e tomará as medidas necessárias para melhorar a educação sobre o álcool. Além disso, os alunos já são obrigados a fazer um curso que ensina sobre os perigos do consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

A reportagem entrou em contato com o TikTok no Brasil em busca de informações sobre medidas para barrar o crescimento do conteúdo na plataforma. Assim que houver manifestação, este espaço será atualizado.