Detran/AL divulga lista de serviços que podem ser realizados de forma online

COMPARTILHE
Por: Array / Assessoria  Data: 23/01/2020 às 14:10
Fonte de Imagem: Assessoria

50% dos usuários ainda se deslocam até os postos de atendimento para resolver pendências que poderiam ser feitas via portal

Garantir cada vez praticidade, conforto e agilidade para os usuários dos serviços órgão são os principais objetivos do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL). Atualmente, o site da autarquia (www.detran.al.gov.br) oferece mais de 45 serviços online em diversas áreas. Porém, de acordo com a base de dados do departamento, 50% dos usuários ainda se deslocam até os postos de atendimento da capital e do interior para resolver pendências que poderiam ser feitas via portal.

O presidente do Detran/AL, Adrualdo Catão, ressalta a importância da ferramenta disponibilizada e solicita aos cidadãos que antes de sair de casa, acessem o site do órgão para verificar se o serviço pode ser resolvido de forma mais prática pela internet.

“É uma facilidade que oferecemos graças à tecnologia, em dias que é tão comum as pessoas estarem conectadas seja pelo computador ou pelos Smartfones. Ao acessar o site, o cidadão tem a possibilidade de desburocratizar, agilizar e resolver questões sem a necessidade de se deslocar, evitando filas e economizando tempo”, destaca o gestor.

Segundo a chefe de articulação regional do Detran/AL, Ana Fábia, o mês de janeiro também é considerado atípico, uma vez que a maioria das pessoas estão de férias e aproveitam esse período para resolver situações junto ao órgão o que ocasiona o aumento do fluxo nos postos avançados.

Confira a relação de alguns serviços essenciais que estão disponíveis pelo site do Detran/AL nas áreas de habilitação e veículo:

Habilitação

Consulta de CNH
Emissão de guia de CNH definitiva
Emissão de guia de renovação de CNH
Solicitação de 2ª via de CNH
Emissão de guia de faltoso
Emissão de guia de reteste
Solicitação da Permissão Internacional para Dirigir P.I.D
Solicitação de Reciclagem Infrator/Reciclagem Preventiva
Emissão de guia para Mudança/Adição de Categoria
Agendamentos de provas teóricas e práticas de direção veicular,
Emissão de guia para exames de instrutores
Agendamento de requalificação de instrutores


Veículo

Consulta de veículo
Agendamento de vistoria
Emissão de guia de vistoria
Emissão de guia de Licenciamento (Amarelinha)
Emissão de guia para 2ª Via da CRV (Compra e Venda)
Emissão de guia para 2ª Via CRLV (Porte Obrigatório)
Emissão de guia para 1º emplacamento
Emissão de guia para transferência de propriedade
Emissão de guia para transferência de propriedade de outro estado
Emissão de guia de Licenciamento para outro estado
Emissão de guia para bloqueio administrativo
Emissão de guia para cancelamento de Gravame
Emissão de guia de infrações

De forma online, pode-se também agendar atendimento para orientações sobre o seguro DPVAT, verificar os procedimentos e documentos necessários para realização de diversos serviços, como também fazer consultas e verificar os valores das taxas. Além disso, é possível acessar o calendário de licenciamento anual, simular a prova teórica para habilitação e acessar informações estatísticas.

A direção do órgão reforça, que o Detran de Alagoas seguirá adotando medidas que facilitarão cada vez mais a vida da população e ainda no primeiro semestre desse ano, será lançado um novo portal que contará com uma área de segurança individualizada para o usuário proporcionando ainda mais conforto.

Dessa forma, ele receberá um login próprio com senha, e, através deste portal, ele terá permissão para entrar em áreas restritas que atualmente não é possível. Um dos benefícios da nova plataforma será a disponibilização do serviço de alteração de endereço, que no momento é apenas realizado de forma presencial nos postos de atendimento.

Em breve, serão divulgadas mais informações pelos canais oficiais do órgão e pela imprensa e em caso de dúvidas os usuários poderão entrar em contato com a Central de Atendimento pelos números 0800 082 0154 ou 3315-1533 e acompanhar as novidades do órgão pelas redes sociais.