Desempregados poderão sacar o FGTS a partir de hoje

COMPARTILHE
Por: Jornal Contabil  Data: 20/04/2022 às 06:18
Fonte de Imagem: AlagoasWeb/Arquivo

A partir desta quarta-feira, dia 20, começa o cronograma de liberação do novo saque extraordinário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Os cidadãos ganharam direito ao resgate seguindo uma ordem que tem como base o mês de nascimento. 

Em suma, todos aqueles que possuírem saldo no fundo poderão participar da oportunidade, inclusive, cidadãos desempregados, dado que o saque é permitido também em contas inativas (referentes a empregos anteriores). 

Saque de até R$ 1 mil do FGTS
Como dito previamente, o saque será possível em contas ativas e inativas do FGTS, de maneira que basta ter algum valor presente no fundo para sacar. Por sua vez, o a retirada será limitada a uma quantia de R$ 1 mil. Quem possui um saldo menor que este valor, poderá retirar todo dinheiro em conta. 

Para verificar se existe alguma saldo no Fundo de Garantia, a consulta pode ser realizada através do aplicativo próprio do FGTS (disponível para aparelhos Androids e IOS). Será necessário informar o CPF e senha cadastrada.

Ademais, o procedimento também pode ser realizado fora dos meios digitais, indo presencialmente em alguma agência da Caixa Econômica Federal. Neste caso, consulte nos balcões de atendimento. 

Quem não pode realizar o saque extraordinário? 
Em resumo, qualquer cidadão que possui saldo no FGTS pode sacar, conforme a data estipulada para o seu mês de nascimento. Sendo assim, a retirada fica impossibilitada, justamente, para quem não possuir valores a serem resgatados. 

Contudo, a única situação que, de fato, impossibilita o saque se caracteriza quando a pessoa compromete o saldo do FGTS em alguma operação de crédito, a exemplo da antecipação do saque-aniversário. Neste caso, ela não poderá participar da oportunidade, dado que os recursos estarão destinados ao pagamento da dívida. 

Quando posso resgatar?
Os saques serão liberados conforme o mês de nascimento do cidadão. Desta maneira, o cronograma começa no próximo dia 20 de abril para os nascidos em janeiro e se encerra em 15 de junho para quem comemora aniversário em dezembro. Confira a seguir o calendário completo. 

Mês de nascimentoData de liberação do saque
Janeiro20 de abril
Fevereiro30 de abril
Março04 de maio
Abril11 de maio
Maio14 de maio
Junho18 de maio
Julho21 de maio
Agosto25 de maio
Setembro28 de maio
Outubro01 de junho
Novembro08 de junho
Dezembro15 de junho