Ex-presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, também foi chamado
O deputado federal alagoano Delegado Fabio Costa (PP) convocou Frei Chico, irmão do presidente Lula, para prestar depoimento na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS.
Receba as notícias do AlagoasWeb no seu WhatsApp
Deputado alagoano convoca irmão de Lula e ex-ministro para depor na CPMI do INSS
Chico é vice-presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, entidade que arrecadou mais de R$ 250 milhões em descontos considerados suspeitos nos benefícios de segurados.
Além dele, também foram convocados o ex-ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, e o ex-presidente do INSS, Alessandro Stefanutto. Os dois terão que explicar, entre outros pontos, por que não combateram as quadrilhas que, segundo investigações, há anos atuam saqueando aposentados.
Veja também: CPI vai rastrear dinheiro desviado de aposentados e pensionistas do INSS, diz Alfredo Gaspar
Fabio Costa afirmou que a convocação de Frei Chico é necessária para detalhar como funcionava a arrecadação bilionária e identificar quem se beneficiou dos recursos retirados diretamente das aposentadorias.
“Nosso compromisso nessa importante CPMI é identificar os culpados, punir quem desviou o dinheiro do trabalhador e garantir a devolução de cada centavo”, declarou o parlamentar em suas redes sociais.
De acordo com a Polícia Federal, o esquema de fraudes no INSS teria desviado cerca de R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024. Nos próximos meses, a CPMI deve ouvir dirigentes sindicais, gestores do INSS e beneficiários que denunciaram descontos não autorizados.
Acompanhe mais notícias em Alagoasweb.com