DependĂȘncia das redes sociais pode ser distĂșrbio de personalidade

Por: Redação / Noticias ao Minuto  Data: 10/02/2020 Ă s 14:10

Um estudo, publicado na revista Psychology of Popular Media Culture, analisou os resultados de 62 estudos diferentes sobre o uso de redes sociais.

Publicar inĂșmeras selfies, partilhar informaçÔes intimas, e verificar as notificaçÔes a cada dois minutos parece ser a norma atualmente. Mas, de acordo com especialistas da Universidade da GeĂłrgia, esta prĂĄtica pode parecer mais sĂ©ria do que apenas uma brincadeira. 

O estudo, publicado na revista Psychology of Popular Media Culture, analisou os resultados de 62 estudos diferentes sobre o uso de redes sociais. As descobertas sugeriram algumas correlaçÔes entre o uso das redes e o que Ă© conhecido como ‘narcisismo grandioso’.

Os autores do estudo argumentam que as redes sociais, por si só, jå estão intrinsecamente ligadas aos nossos egos. O que começou como uma maneira de comunicar, rapidamente se transformou num meio de autopromoção online. Mas é claro que isto não é verdade para todos nós.

EntĂŁo, quando o uso de redes sociais se torna um problema?

O estudo encontrou quatro traços comuns associados ao egoĂ­smo severo: quanto tempo as pessoas passam nas redes sociais, com que frequĂȘncia ‘tweetam’ ou atualizam o ‘status’, quantos amigos ou seguidores tĂȘm e quantas selfies costumam publicar. Se vocĂȘ se identificar com todos os traços, deve analisar a sua personalidade. 

Todas essas açÔes online tĂȘm uma coisa em comum: sĂŁo todas maneiras pelas quais nos tentamos promover online. Quanto mais envolvido, maior o seu ego. Quando as pessoas publicam fotografias de si mesmas ou atualizaçÔes constantes de ‘status’, estĂŁo solicitando uma resposta e alguma forma de atenção.

Narcisistas grandiosos vs. narcisistas vulnerĂĄveis

É importante entender que o estudo acima se aplicava apenas a um tipo especĂ­fico de pessoa – ‘narcisistas grandiosos’, que geralmente sĂŁo mais extrovertidos, insensĂ­veis e genuinamente absorvidos do que os chamados ‘narcisistas vulnerĂĄveis’, cujo egoĂ­smo vem das suas prĂłprias inseguranças. Os narcisistas vulnerĂĄveis, de acordo com o estudo, nĂŁo eram igualmente obcecados pelas redes sociais.

Vale lembrar que nĂŁo sĂŁo as redes sociais que estĂŁo transformando as pessoas em narcisistas. “Teoricamente, suspeitamos que indivĂ­duos com narcisismo prĂ©-existente sejam atraĂ­dos para a rede social, mas as evidĂȘncias atuais apenas estabelecem que os dois estĂŁo relacionados”, reforçou Jessica McCain, psicĂłloga e analista da Piedmont Healthcare em Atlanta.