A partir desta terça-feira (4), o Ligue 180, serviço telefĂŽnico que orienta e encaminha denĂșncias de violĂȘncia contra as mulheres, passa a atender por um canal no WhatsApp.
O atendimento serå feito pela atendente virtual, chamada Pagu. Inicialmente, serå ofertada vårias opçÔes de ajuda, mas a qualquer momento uma atendente da central pode ser acionada. A equipe da central é composta somente por mulheres desde março.
De acordo com o MinistĂ©rio das Mulheres, o atendimento sobre violĂȘncia contra mulheres era feito pela Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, por meio do Disque 100. Agora, com a separação dos serviços, o ministĂ©rio poderĂĄ coletar dados acerca de violĂȘncia contra a mulher por meio do WhatsApp, a serem usados na formulação de polĂticas pĂșblicas.
Para o lançamento do serviço, a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, irå visitar nesta terça-feira a Central de Atendimento, ao lado da primeira-dama Janja Lula da Silva e o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida.
O Ligue 180 funciona, por telefone e WhatsApp, 24 horas, todos os dias da semana, de qualquer lugar do paĂs.
Para adicionar o Ligue 180 no WhatsApp, basta enviar uma mensagem para o nĂșmero (61) 9610-0180 ou pelo link.