Há anos, o Google Maps oferece rotas de bicicleta, só que não no modo de navegação dedicado para quem gosta de viajar sobre duas rodas. Por isso, nos próximos meses a plataforma irá introduzir o recurso chamado navegação leve.
Através da funcionalidade curva a curva pela qual o Maps é mundialmente conhecido, a ferramenta permite que as pessoas vejam detalhes importantes sobre a sua viagem e ainda sem precisar manter a tela do telefone ligada. Além de que também não tem necessidade de entrar na interface completa, passo a passo, para usar o recurso.
O Google anunciou a introdução da navegação leve como parte da iniciativa de deixar o mundo mais sustentável. Tanto que também relevou informações relacionadas a compartilhamento de bicicletas disponíveis em 300 cidades de todo o mundo.
Com a implementação de novo recurso, o Maps exibirá a rota mais econômica em combustível que você pode seguir até um destino. Além disso, a ferramenta exibirá a economia de combustível relativa, se a escolha for pela rota mais eficiente.
O Google possui como objetivo que a novidade possa ajudar a evitar que até 1 milhão de toneladas de emissões de carbono e isso é aproximadamente o equivalente a remover 200 mil carros das estradas. Em 2022, a empresa espera lançar rotas ecológicas para os países europeus.