24 de setembro de 2022 –
Por Rinaldo de Oliveira
Compartilhar
Às vezes a gente fica imaginando como estariam hoje aqueles grandes ídolos que se foram tão cedo, né? E um artista turco pensou o mesmo, só que, com a ajuda da inteligência artificial, ele conseguiu projetar e envelhecer o rosto de ícones do rock, como se estivessem vivos até hoje.
E o resultado foi surpreendente. Alper Yesiltas é o advogado e fotógrafo por trás do projeto As If Nothing Happened – Como Se Nada Tivesse Acontecido, em tradução livre.
No projeto ele conseguiu envelhecer os rostos de ídolos da música como Freddie Mercury, Amy Winehouse, Michael Jackson, Elvis Presley, Janis Joplin, Jimi Handrix, John Lennon… E do cinema, como Heath Ledger e Bruce Lee, entre tantos outros. (veja outras fotos abaixo)
Para criar as imagens, Yesiltas usou softwares como AI REmini e programas de edição de imagem como Adobe Lightroom e VSCO.
O motivo por trás da saudade
As imagens foram divulgadas no Instagram dele, @alperyesiltas, e estão correndo o mundo.
Ele explicou no post que criou o projeto porque sentia falta de grandes nomes queridos que morreram.
“Com o desenvolvimento da tecnologia de IA, fiquei empolgado por um tempo, pensando que ‘qualquer coisa imaginável pode ser mostrada na realidade […] Quando comecei a mexer com tecnologia, vi o que podia fazer e pensei no que me faria mais feliz. Eu queria ver algumas das pessoas que eu sentia falta de novo na minha frente e foi assim que esse projeto surgiu”.
As dificuldades
Não foi fácil, afirmou Alper Yesiltas, principalmente porque ele queria deixar as imagens parecerem o mais real possível, como se fosse uma foto recém-tirada. E conseguiu!
“O momento que mais gosto é quando acho que a imagem à minha frente parece muito realista, como se tivesse sido tirada por um fotógrafo.”
Veja como estariam outros ídolos se ainda estivessem vivos, na visão do artista Alper Yesiltas: