Símbolo da valorização aos artesãos miguelenses e um incentivo ao empreendedorismo local
Na quinta-feira (23), ocorreu a inauguração da Loja de Artesanto “Arte à mão”, em São Miguel dos Campos, um símbolo da valorização aos artesãos miguelenses e um incentivo ao empreendedorismo local.
Receba as notícias do AlagoasWeb no seu WhatsApp
Cultura de São Miguel dos Campos inaugura Loja do Artesanato e lança livro sobre os 40 anos da Casa da Cultura
Aconteceu também o lançamento do livro sobre os 40 anos da Casa da Cultura, com fotografias e relatos de quem conviveu nessas quatro décadas com a formação da casa, o livro aborda a história do município, artistas locais, artesanato, música, danças, folguedos, teatro e sem deixar de mencionar, o acervo do museu que possui mais de 2 mil peças em exposição permanente.
O lançamento faz parte do aniversário de 40 anos da Casa da Cultura e Museu Histórico Fernando Lopes comemorado neste ano, e contará com inauguração da Loja do Artesanato Arte à Mão
A Secretaria Municipal de Cultura (Secult) promoverá o lançamento do livro comemorativo dos 40 anos da Casa da Cultura nesta quinta-feira, 23 de maio, às 15h, no prédio homenageado.
A obra produzida pela jornalista e escritora, Marta Moura, e pelo professor, escritor e atual secretário municipal de Comunicação, Eventos e Cultura, André Vieira, apresenta a história do antigo Sobrado da Baronesa que deu lugar à Casa da Cultura e Museu Histórico e Cultural Fernando Lopes.
O secretário André Vieira explica que a iniciativa compreende ao resgate da história do maior patrimônio cultural do município. “A Casa de Cultura é extremamente ligada à minha vida e ao meu trabalho. São 40 anos de fundação, lugar que recebeu milhares de miguelenses e que daqui sairão muitos artistas importantes da terra, assim como eu que apresentei diversas peças no palco dessa casa. É uma honra comemorar essa nova data”, disse André.
Atualmente, o local que passou em 2023 por uma grande reforma em seu prédio, possibilitando modernizar suas salas e adquirir equipamentos de proteção, continua a ofertar diversos cursos e promover eventos de música e teatro para a população.
“O livro foi criado em alusão aos 40 anos da Casa da Cultura, ele é um respaldo de tudo que aconteceu, trazendo relatos de pessoa que passaram por aqui e pelas pessoas que permanecem no local, fala também dos folguedos, fala de quem criou a Casa da Cultura, e fala dos nossos poetas, dos nossos escritores, dos nossos artistas.” enfatizou Marta Moura.