No novo golpe, mensagens dizem que entregas dos Correios estariam retidas pela fiscalização aduaneira
Criminosos têm disparado mensagens (SMS) em nome dos Correios para aplicar golpes. Neste, eles induzem vítimas a fazerem Pix para liberar entregas que estariam supostamente retidas pela fiscalização aduaneira.
Receba as notícias do AlagoasWeb no seu WhatsApp
Criminosos cobram Pix em golpe para liberar entregas dos Correios
As mensagens geralmente são assim: “CORREIOS: Informamos que seu pedido foi barrado pela fiscalização alfandegária”. Em seguida, o SMS traz o link de um site fraudulento.
Golpe usa site parecido ao dos Correios para induzir vítimas a fazer Pix
Neste tipo de site, que se parece com o site oficial dos Correios, a pessoa verifica o status do pedido sem precisar do código de rastreio. Depois, a página dá três dias para a vítima fazer o Pix para liberar a entrega supostamente retida.
A tela de pagamento do golpe pede dados pessoais (nome completo, CPF, e-mail, telefone) e, depois, exibe um QR Code para a vítima fazer o Pix para liberar sua encomenda nos Correios. Os Correios postaram, na quinta-feira (25), um vídeo no Instagram no qual alerta os usuários sobre o novo golpe.
Correios acionam Polícia Federal e Meta para lidar com novo golpe
Em nota, os Correios informaram que acionaram a Polícia Federal e a Meta para apurarem o novo golpe.
O que a Meta tem a ver? Na nota, os Correios explicaram que “registrou denúncia formal à Meta, proprietária do WhatsApp, uma vez que essas mensagens falsas também estão sendo enviadas pelo aplicativo de mensagens”.