Para se candidatar à doação voluntária de sangue é necessário ter boa saúde e no mínimo 16 anos de idade
O município de Coruripe recebe a equipe volante do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) nesta quinta-feira (14), para a realização de coleta externa de sangue. A ação vai ocorrer das 9h às 16h, na Unidade de Coleta e Transfusão (UCT), situada ao lado do Hospital Carvalho Beltrão, no bairro João Carvalho.
Receba as notícias do AlagoasWeb no seu WhatsApp
Coruripe recebe equipe do Hemoal para coleta externa de sangue hoje
Com a ação itinerante, o Hemoal pretende facilitar o acesso dos moradores do Litoral Sul do estado que desejam se candidatar à doação voluntária de sangue. Paralelamente, a coleta externa contribui para manter estabilizado o estoque de hemocomponentes, visando atender à demanda de transfusões das maternidades e hospitais.
Para se candidatar à doação voluntária de sangue é necessário ter boa saúde, além de peso igual ou superior a 50 quilos e idade entre 16 a 69 anos de idade. Com relação aos menores de 18 anos, é obrigatório estar acompanhado dos pais ou responsáveis legais, portando os respectivos documentos de identificação.
A doação de sangue é vetadas às pessoas que tenham contraído a doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos. Quanto aos doadores de sangue habituais que desejam repetir o procedimento, deve ser cumprido um intervalo de dois meses no caso dos homens e três meses no caso das mulheres.
“Os candidatos que colocaram piercing ou fizeram tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação ficam impedidos de doar sangue pelo período de 12 meses. Também não podem doar os voluntários que tenham ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas que antecedem a doação, bem como, aqueles que tenham dormido menos de seis horas na noite anterior”, frisou a diretora do Hemoal, médica Verônica Guedes.