No próximo dia 27 de março, o Correios irá abrir as inscrições de um processo seletivo voltado aos brasileiros interessados em integrar o programa jovem aprendiz da empresa pública. Ao todo, serão 4.393 vagas mais formação de cadastro reserva, disponibilizados para candidatura até o dia 21 de abril.
A oportunidade é direcionada para uma formação técnico-profissional voltada aos cargos de assistente administrativo ou assistente de logística. Quem for selecionado, irá contar com uma remuneração equivalente a um salário mínimo-hora, além de benefícios relacionados ao vale-transporte e vale-alimentação ou refeição.
Interessados terão ao todo 26 dias para realizarem a inscrição cujo prazo será encerrado às 23:59 do dia 21 de abril.
Como funcionará o programa de aprendizagem
O período de aprendizagem consistirá em uma jornada de 20 horas semanais distribuídas em 4 horas diárias. Os candidatos selecionados permanecerão no programa por, ao menos, 800 horas, podendo durar de 12 a 24 meses, o que fica à critério da administração pública.
Em suma, o vínculo com a empresa será divido em duas etapas, sendo a primeira de 120 horas direcionada ao conhecimento teórico na formação técnico-profissional. A segunda etapa consistirá na parte prática do programa, que será realizada nas próprias instalações dos correios.
Ao aprendiz, podem ser atribuídas diversas funções. Veja alguns exemplos comuns:
- Arquivar documentos;
- Repor material de expediente;
- Elaborar planilhas;
- Fazer atendimento eletrônico;
- Auxiliar na organização de filas;
- Prestar informações sobre serviços e produtos do Correios;
- Entre outras.
Quem poderá se candidatar à seleção?
Conforme a divulgação oficial, somente serão considerados no processo seletivo aqueles que cumprirem com todos os requisitos já determinados. Veja abaixo todos os critérios que precisam ser atendidos para participação do programa:
Requisitos para se candidatar ao programa de aprendizes do Correios |
Ter idade entre 14 e 21 anos completos, no ato da contratação |
No mínimo, o candidato deve estar cursando o 9º ano do ensino fundamental, ou estar frequentando a escola (em casos de não conclusão do nível médio) |
Se dispor a integrar o programa em uma das diversas regiões previstas no edital; |
Será necessário comprovar tais requisitos e ser aprovado nos exames médicos pré-admissionais |