Na noite desta quinta-feira (12), a Secretaria de Saúde de São Miguel dos Campos, após algumas tentativas, conseguiu entrar em contato com o Corpo de Bombeiros para acioná-lo para resolver um caso de enxame de abelhas na Unidade Básica de Saúde Floraci Soares dos Santos, no bairro Humberto Alves.
A diretora da Unidade, Ana Kátia, recebeu os oficiais e agradeceu a ação. “Entramos em contato através do número 193. A nossa preocupação era com cada morador a região, para evitar algum ataque de abelhas, mas, graças a Deus, eles vieram e resolveram a situação. Agradecemos a todos os bombeiros que vieram solucionar esse caso”, afirmou.
A ocorrência foi finalizada sem maiores problemas e a Unidade Floraci, agora, está livre do enxame.
O Corpo de Bombeiros alertou para uma série de orientações para casos de formação de colmeias de abelhas, vespas e maribondos:
Ao se deparar com um enxame de abelhas em deslocamento, abaixe-se. Se perceber que será atacado, corra, preferencialmente em ziguezague;
- Use roupas claras, pois as escuras atraem abelhas;
- Não grite, pois as abelhas são atraídas por ruídos;
- É importante ter bastante atenção ao passar por locais de mata;
- Evite movimentos bruscos e excessivos quando próximo a colmeias;
- Evite operar qualquer máquina barulhenta próximo a colmeias;
- Afaste os animais domésticos do enxame, qualquer barulho que eles façam poderá irritá-las e desencadear um ataque;
- Ensine as crianças a se precaver e não matar as abelhas;
- Caso seja alérgico a picadas, pergunte ao seu médico o que fazer;
- Caso alguém seja picado, é importante que faça a remoção imediata dos ferrões, pois eles continuam liberando o veneno;
- Em casos de formação de colmeias em residências, o proprietário deve acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros Militar através do 193.