Será aplicado um adicional de quase R$ 8 a cada 100 kWh consumidos
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou, na sexta-feira, dia 26, o acionamento da Bandeira Vermelha – Patamar 2 para o mês de agosto. A medida traz um impacto direto no bolso do consumidor: será aplicado um adicional de R$ 7,87 a cada 100 kWh consumidos, o maior valor previsto no sistema de bandeiras tarifárias.
Receba as notícias do AlagoasWeb no seu WhatsApp 
Contas de luz fica mais cara em agosto, reajuste impacta consumidores
Segundo a ANEEL, a decisão foi motivada pela queda nos níveis de chuvas e no volume de água nos reservatórios das hidrelétricas, o que compromete a geração de energia por fontes mais baratas. Com isso, o sistema elétrico nacional passa a depender mais das usinas termelétricas, que têm custo de operação significativamente mais alto.
Veja também: Conta de energia deve ficar mais cara a partir de maio
O cenário de afluências abaixo da média em todo o país eleva os custos de geração de energia, devido à necessidade de acionamento de fontes mais caras, explicou a ANEEL em nota oficial.
Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias tem o objetivo de informar os consumidores sobre o real custo da produção de energia e estimular o uso consciente da eletricidade.
A cor vermelha no patamar 2 é o sinal mais crítico dentro da escala, indicando condições muito desfavoráveis para a geração elétrica.
A ANEEL alerta para a necessidade de economizar energia, destacando que o uso racional ajuda a conter gastos e a preservar os recursos naturais.