AlagoasWeb

Conta de luz vai ficar mais cara em junho

Bandeira Vermelha será acionada neste domingo, dia 1º

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou, na sexta-feira, dia 30, que a bandeira tarifária vermelha – patamar 1 será acionada no mês de junho de 2025. Isso significa um acréscimo de R$ 4,46 a cada 100 kWh consumidos na conta de energia elétrica dos brasileiros.

Publicidade
Receba as notícias do AlagoasWeb no seu WhatsApp            alagoasweb site

Conta de luz vai ficar mais cara em junho

Segundo a agência, a decisão se deve às baixas afluências (chuvas) nas principais bacias hidrográficas do país, o que impacta diretamente a geração de energia nas hidrelétricas. Como consequência, o país precisará acionar usinas termoelétricas, que são mais caras e poluentes, elevando os custos de produção e, consequentemente, da tarifa para o consumidor.

O que são as bandeiras tarifárias?

Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias funciona como um “semáforo de custos” para os consumidores:

Por que isso afeta você?

Com a bandeira vermelha ativada, a sua conta de luz pode ficar mais alta mesmo sem aumentar o consumo. A recomendação é economizar energia sempre que possível e evitar desperdícios, como deixar aparelhos ligados sem uso ou utilizar equipamentos antigos e pouco eficientes.

A economia de energia é uma atitude consciente, que não apenas alivia o bolso do consumidor, como também ajuda a preservar os recursos naturais e o equilíbrio do sistema elétrico do país.

Dicas para reduzir o consumo:

Sair da versão mobile