Momento foi também de comunhão entre paróquias
Durante 13 dias, a Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, em São Miguel dos Campos, realizou uma programação intensa de fé, oração e devoção em homenagem à padroeira. O encerramento das festividades aconteceu nesta segunda-feira (13), data em que a Igreja celebra oficialmente o Dia de Nossa Senhora de Fátima, e foi marcado por uma grande procissão que percorreu as ruas da parte alta da cidade, reunindo um grande número de fiéis.
Receba as notícias do AlagoasWeb no seu WhatsApp 
Comunidade Católica celebra o Dia de Nossa Senhora de Fátima em São Miguel dos Campos
O evento contou com a presença de diversos padres, entre eles o pároco local, padre Pedro Afonso, e o padre Luiz Cláudio, da Paróquia Nossa Senhora do Ó. Também participou da celebração o bispo da Diocese de Penedo, Dom Valdemir, que fez questão de acompanhar de perto o momento de fé e agradecimento da comunidade.
“É com muita emoção que celebramos este encerramento de festa depois de 13 dias intensos, belíssimos, com a presença de muitos padres e do nosso bispo. Só temos a agradecer a Nossa Senhora por ser nossa padroeira, uma mãe tão presente em nossas vidas”, disse padre Pedro durante a celebração.
Dom Valdemir também expressou sua gratidão a todos os envolvidos na realização da festa. “Aqui me fiz presente para confirmar a fé do povo de Deus, essa parcela do povo que faz parte da Diocese de Penedo. Minha gratidão aos sacerdotes e colaboradores que, como discípulos missionários de Jesus, tornam viva a alegria e a esperança na caminhada de comunhão e missão”, declarou.
O momento foi também de comunhão entre paróquias, como destacou o padre Luiz Cláudio: “A Igreja unida deve sempre caminhar junta. A sinodalidade, a comunhão e a missão são fundamentais nesse tempo que vivemos”.
Além das homenagens à Virgem Maria, a celebração também foi marcada pela acolhida ao novo Papa, Leão XIV. Padre Pedro lembrou que o pontífice já iniciou seu ministério com um apelo importante à imprensa e aos fiéis: o compromisso com a verdade e com o testemunho cristão. “O Papa nos chama a viver a verdade que é Cristo e a sermos seus arautos em um mundo que tanto precisa de luz e esperança”, comentou.
Durante a missa, Dom Valdemir também celebrou a eleição de Leão XIV como sucessor de Pedro. “O rebanho é o povo católico, mas o pastoreio do Papa se estende a toda a humanidade. Sua mensagem de paz e dignidade humana é um chamado para todos”, afirmou.