O WhatsApp não conta com uma função nativa para saber se você foi bloqueado, mas existem alguns indícios que podem denunciar se alguém restringiu o seu contato e como saber se fui bloqueado no WhatsApp?
Justamente por se tratarem de indícios, é necessário ter cautela ao fazer a checagem, pois nem sempre eles estão corretos — então esteja atento a isso para não gerar confusão à toa.
Como saber se fui bloqueado no WhatsApp
Vale mencionar também que a prática de staking é crime. Não há problema algum checar se alguém bloqueou o seu contato, mas realizar ações como tentativas incessantes de contato, criar perfis falsos para burlar alguma restrição imposta por outra pessoa e alto volume de comentários ou interações em outras redes sociais pode se enquadrar nessa prática ilegal.
Como saber se alguém me bloqueou no WhatsApp
Existem alguns métodos para saber se seu número foi restrito por alguém. Confira os principais:
Você não consegue visualizar a foto de perfil da pessoa
A foto de perfil do contato que bloqueou o seu número deixa de aparecer, mas é importante levar em conta o seguinte: se a pessoa escolheu mostrar a foto só para quem ela tem na agenda, pode ser que ela tenha removido seu contato. Ainda existe a chance dessa pessoa ter deletado a própria foto de perfil.
Você não consegue fazer chamadas com essa pessoa
Outro método é tentar fazer uma ligação ou uma videochamada com um número que bloqueou o seu. Neste caso, o celular do contato sequer toca ou envia algum tipo de notificação. Já quem estiver ligando vai ver a tela de “chamando” por tempo indefinido. Assim como outras situações, vale tomar cuidado, pois pode ser que a pessoa não tenha atendido somente por não ter ouvido o telefone tocar ou por estar com o aparelho no modo silencioso, por exemplo.
Você não consegue adicionar a contato em novos grupos
Quando uma pessoa bloqueia o seu número, você não consegue mais adicioná-la em novos grupos — mas ainda podem conversar normalmente em bate-papos anteriores. Ao tentar inserir essa pessoa em um grupo, o WhatsApp diz que “Não é possível adicionar [contato]”.
Mensagens enviadas a uma pessoa que bloqueou você mostram apenas um tique
Ao enviar uma mensagem para uma pessoa que bloqueou o seu número, o WhatsApp mostra somente um tique, significando que a mensagem até foi enviada, mas não foi entregue ao contato.
No entanto, é preciso ter muita cautela ao investigar a restrição com esse método, pois pode ser que a pessoa esteja passando por outras situações como:
- Está sem conexão com a internet;
- Está em uma área com sinal de internet baixo;
- Perdeu acesso ao número;
- Teve o celular roubado.
São inúmeras situações que levam um usuário do WhatsApp a não receber uma mensagem, mas caso o tique duplo leve muito tempo para aparecer ou sequer apareça, dá para desconfiar que houve bloqueio do seu número.
Você não consegue visualizar o Status da pessoa
Não há mais como ver vídeos e fotos que o contato publicou no Status dela após ela restringir o seu número. Você sequer consegue visualizar o ícone dela na aba de publicações.
Você não consegue ver as informações “online” ou “visto pela última vez”
Ambos os status deixam de aparecer para um perfil bloqueado. No entanto, é possível também que a pessoa tenha alterado suas configurações de privacidade para não mostrar essas informações. Por fim, vale conferir se você mesmo não alterou suas preferências nas configurações.
Verificar se você foi bloqueado em outras redes sociais
Essa não tem relação direta com o WhatsApp, mas uma dica é acessar todas as redes sociais que você tem a pessoa adicionada e verificar se ela bloqueou o seu contato nesses outros espaços. Caso isso tenha ocorrido, as suspeitas de um possível bloqueio no WhatsApp podem ser maiores. Se você não sabe como fazer essas checagens, confira como saber se você foi bloqueado no Instagram e no Facebook.
Existem outro meios de como saber se fui bloqueado no WhatsApp