A dor de estômago é muitas vezes subvalorizada, mas a verdade é que pode ser bem dolorosa e desconfortável. E se é verdade que muitas vezes é passageira ou que pode ser resolvida de forma simples, seja bebendo muita água ou evitando comida demasiado condimentada, outras tantas vezes não é tão simples assim. E existem casos que até a medicação disponível no mercado pode não resultar.
COMO REDUZIR AS DORES DE ESTÔMAGO?
A dor de estômago é ainda muito variável, já que pode incidir em zonas diferentes. Contudo, oficialmente, a dor de estômago refere-se a todas as que surgem na zona compreendida entre o peito e a pélvis. A sua intensidade é igualmente variável e depende também da zona dorida e, claro, das causas. Estas podem ocorrer derivadas da acumulação de gases, uma indigestão, prisão de ventre ou diarreia. Além disso, algumas doenças, como a gripe, também causam dores de estômago.
Deve sempre consultar ajuda especializada quando a dor é persistente e não desaparece ao fim de 24 ou 48 horas. No entanto, existem vários remédios caseiros que ajudam a reduzir as dores de estômago, que são ideais para quem tem problemas crónicos. Para isso, apresentamos uma lista com 5 mezinhas e conselhos muito simples que qualquer pessoa pode seguir.
1. MANTENHA-SE HIDRATADO
O nosso organismo necessita de muita água para uma digestão eficiente e para absorver todos os nutrientes da comida que consome. Ao estar desidratado, o processo digestivo torna-se mais difícil e menos eficiente, levando ao aparecimento de dores de estômago. Além disso, o consumo de pouco água pode também levar ao aparecimento da azia, que provoca igualmente desconforto. Por isso, ao manter-se hidratado, bebendo muita água ao longo do dia, ajuda a prevenir as dores de estômago, entre muitos outros benefícios.
2. O CANÁBIS AJUDA A ALIVIAR SINTOMAS
O canábis medicinal é cada vez mais popular para aliviar diversos sintomas causados por doenças crónicas e não só. Além disso, o CBD – a substância activa presente na planta do canábis, que actua no sistema nevoso central – é ainda muito eficiente a aliviar as dores de estômago, especialmente quando consumidos após a refeição, quando ainda está cheio. Pode saber mais sobre este assunto, assim como encomendar produtos à base de CBD, ao visitar o website Mamakana.pt, o melhor da especialidade em toda a internet.
3. ADICIONE O GENGIBRE NA SUA DIETA
O gengibre é uma espécie de super-alimento, com vários benefícios para a saúde humana. E um deles é a redução das náuseas e dos vómitos, assim como das dores de estômago, especialmente em grávidas ou pessoas que estão a passar por tratamentos de quimioterapia. Assim, o chá de gengibre é recomendado para uma dieta equilibrada, mas também para várias vantagens a nível da sua saúde. E outra vantagem do gengibre é que este pode ser comprado em qualquer supermercado ou mesmo online. Deve, no entanto, evitar o consumo excessivo, já que este pode levar ao aparecimento de azia, desconforto abdominal e até mesmo indigestão.
4. EVITE BEBER OU FUMAR
Já sabemos que o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, assim como o tabagismo, são extremamente prejudiciais à saúde em geral. O que é pouco sabido é que isso pode também espoletar dores no estômago e outros problemas a nível gastrointestinal. No entanto, parar de beber e, particularmente, de fumar, pode ser doloroso e difícil. Deve assim procurar ajuda especializada, até porque existem já no mercado vários produtos disponíveis que ajudam neste processo a tornar tudo mais eficiente.
5. CONSUMA MUITO ARROZ
Quem nunca bebeu a água do arroz preparada pela avó quando era pequeno e se queixava de dores de estômago que atire a primeira pedra. Esta mezinha é um clássico nas casas portuguesas desde sempre e a verdade é que é muito eficaz. O arroz pode ajudar a reduzir e a prevenir dores de estômago. Além disso, o arroz é um produto rico em nutrientes, que pode ser consumido numa dieta equilibrada e saudável. Ou seja, é o chamado juntar o útil ao agradável.