Como recuperar um WhatsApp clonado

COMPARTILHE
Por: Canal Tech  Data: 03/04/2022 às 16:52
Fonte de Imagem: Ilustração

Mesmo protegido com criptografia de ponta a ponta, o WhatsApp é um dos aplicativos mais visados para golpes virtuais, o principal deles, talvez, seja a clonagem. Portanto, é importante saber como recuperar um WhatsApp clonado através do suporte do aplicativo de mensagens.

Existem alguns sinais que podem indicar que sua conta foi clonada. Vale a pena ficar atento e lembre-se: nunca confie senhas e outros dados sigilosos a outras pessoas. No entanto, caso você seja o desafortunado que teve a conta clonada, veja o que ser feito.

O que fazer caso o WhatsApp seja clonado
Ao primeiro sinal de clonagem, é importante agir rápido e se desconectar de todos os aparelhos que estão usando a sua conta. Essa é a primeira atitude a se tomar caso acredite ser vítima do golpe, realize a ação, pelo aplicativo ou WhatsApp Web, e em seguida entre em contato com o suporte pelo aplicativo. Veja como:

  1. Toque nos três pontinhos no canto superior direito e acesse “Configurações”;
  2. Entre na seção “Ajuda” e toque em “Fale conosco”;
  3. Descreva o problema e escolha se deseja incluir os dados do aparelho;
  4. Em seguida, é só tocar em “Avançar” e aguardar o contato via conversa no WhatsApp.
Acesse o Fale Conosco caso perceba que sua conta foi clonada (Captura de tela: Rodrigo Folter)

No entanto, o mais comum é que a conta será desconectada, já que, provavelmente, quem está utilizando sua conta em outro dispositivo vai alterar o número associado fazendo você ser desconectado automaticamente.

Caso esse seja o caso, a única forma é entrando em contato com o suporte pelo navegador e tentar recuperar tanto pela sua conta pessoal quanto sua conta do WhatsApp Business. Independente da versão do WhatsApp que use, é importante que a descrição do problema seja a mais detalhada possível, informando coisas como hora e dia que perdeu acesso à conta.

Suporte WhatsApp Business
Caso a conta clonada seja comercial, o processo só pode precisa ser realizado pelo seu e-mail. Escreva uma nova mensagem com título “WhatsApp Business clonado” para o email: smb_web@support.whatsapp.com e aguarde a resposta, que pode demorar até sete dias.

Suporte WhatsApp Messenger
Se a conta que perdeu for pessoal, ou seja, do WhatsApp Messenger, o caminho é entrar em contato diretamente pelo Fale com o WhatsApp pelo navegador e aguardar a resposta.

  1. Insira o número de telefone sobre a conta que deseja assistência;
  2. Insira e confirme seu endereço de e-mail, por onde receberá o retorno;
  3. Selecione o sistema operacional no qual precisa de suporte;
  4. Descreva o problema e toque em “Avançar” para finalizar o envio.
Caso tenha perdido acesso à conta devido por conta da clonagem, o único caminho é através do Fale Conosco do WhatsApp pelo navegador (Captura de tela: Rodrigo Folter)

Não se esqueça que o WhatsApp permite que você ative a confirmação em duas etapas, uma camada extra de segurança extremamente importante. Além disso, é avisar sobre a questão em suas redes sociais pode evitar que contatos da vítima sofram golpes.

O processo para recuperar um WhatsApp clonado pode ser demorado e, em casos muito graves, pode não ser possível recuperar mesmo entrando em contato diretamente com o suporte da rede social, no entanto, é o único caminho seguro para tentar a recuperação.