Como criar uma foto de capa personalizada para o Facebook

COMPARTILHE
Por: Canal Tech  Data: 27/11/2021 às 15:16
Fonte de Imagem: Szabo Viktor/Unsplash

O Facebook (Android | iOS | Web) permite que você personalize o sua conta adicionando uma foto de capa que fica atrás da imagem de perfil. O recurso é interessante não apenas para deixar o Facebook mais customizado, mas também dá uma identidade visual única, especialmente se for a página da sua empresa ou negócio.

Criar uma foto de capa personalizada para o Facebook é simples e pode ser feito usando programas de terceiros. Veja a seguir uma seleção dos melhores.

Como fazer uma foto de capa no Facebook

Primeiro, fique atento às proporções

Por padrão, a capa de perfil do Facebook é exibida no tamanho máximo de 851 x 310 pixels no PC, e que se ajusta às mesmas proporções no aplicativo mobile da rede social. Portanto, qualquer tamanho maior que isso ainda vai exigir que você ajuste a imagem manualmente.

Além disso, o Facebook não aceita imagens com dimensões menores que 399 x 150 pixels. Portanto, o ideal é já fazer o upload de uma figura pronta, para não ter que ajustá-la por conta própria usando o recurso do Facebook.

Por padrão, o Facebook ajusta automaticamente a imagem de capa no PC e celular (Imagem: Szabo Viktor/Unsplash)

Use um editor online de imagens

Existe uma infinidade de plataformas para PC e celular que oferecem imagens prontas para você usar como foto de capa no Facebook. Ou ainda, esses serviços já contam com o recorte exato em que a imagem deverá ser ajustada.

A maioria dos programas é gratuita. E se você usar apenas o formato de recorte, é pouco provável que precise pagar ou assinar por alguma coisa nessas plataformas. Algumas, inclusive, possuem ferramentas para personalizar ainda mais suas imagens.

O Canva é uma das opções online que permite criar uma capa personalizada para o Facebook (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Crie uma capa de acordo com o seu perfil ou página

Para um perfil pessoal, a foto de capa geralmente apresenta algo que o usuário goste ou alguma lembrança que ele queira destacar para as outras pessoas. Já para marcas e empresas, a sugestão é que o seu produto ou algum elemento relacionado a ele fiquem em evidência.

Em ambas as situações, seja o seu perfil pessoal ou página de negócios, tenha em mente que a foto de capa será uma das primeiras coisas que os outros usuários verão assim que entrarem no seu perfil. Ah, não se esqueça que o Facebook não permite usar imagens de cunho ofensivo e que não violem os Termos de Serviço da rede social.

Como trocar a foto de capa no Facebook

Acesse seu perfil

Com sua imagem de capa pronta, abra o perfil do Facebook. No canto inferior direito da janela aonde fica a fotografia de destaque, vá em “Editar foto da capa” e depois em “Carregar foto”.

Você pode selecionar uma imagem já existente ou carregar um novo arquivo para usar na capa do Facebook (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Selecione a nova imagem de capa

Procure pela nova imagem de capa no seu dispositivo e carregue o arquivo para o Facebook. Se você criou uma imagem seguindo as proporções exatas de 851 x 310 pixels, não será necessário fazer nenhuma modificação.

Se a foto tiver um tamanho superior a essa proporção, você notará que a largura é definida automaticamente pelo Facebook. Entretanto, a altura pode ser ajustada para cima ou para baixo.

Ao final, vá em “Salvar alterações” para aplicar a nova imagem à capa do seu Facebook.

Salve as alterações para trocar a foto de capa do Facebook (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

E feito! Sua nova imagem de capa estará visível para seus amigos e demais usuários no Facebook.