Como calcular o consumo de energia elétrica?

COMPARTILHE !!
Por: Canal Tech  Data: 10/12/2022 às 21:21
Imagem: Ilustração

Caso a conta de luz venha com valores mais altos do que o esperado, economizar energia elétrica pode ser uma alternativa válida. Para isso, é preciso conhecer — ou pelo menos ter uma estimativa — do quanto cada equipamento representa para essa conta:

Como calcular estimativas
Ter a noção exata de quanto gasta cada dispositivo não é tão simples sem o uso de equipamentos especializados. Mesmo assim, é possível ter uma estimativa relativamente próxima com duas informações básicas: a potência do aparelho, e o tempo médio que ele é utilizado durante um mês.

Com os dados em mão, basta fazer o cálculo:

  • Consumo (em kWh/mês) = (Potência do produto x horas de uso por dia x quantidade de dias)/1.000

Em muitos casos, a potência não é informada tão claramente. De forma genérica, é possível afirmar que os valores comuns para os dispositivos mais populares são os seguintes:

ProdutoPotência
Ar condicionado1.500 W
Aspirador de pó pequeno600 W
Chuveiro elétrico5.500 W
Forno elétrico pequeno1.500 W
Geladeira simples250 W
Impressora45 W
Lavadora de roupas500 W
Liquidificador200 W
Microondas2.000 W
Secador de cabelo1.500 W
Televisão150 W
Torneira elétrica2.500 W
Ventilador100 W

Como exemplo, supõe-se que um ventilador seja utilizado por cerca de cinco horas durante o dia, também nos fins de semana. Neste caso, a conta ficaria da seguinte forma:

  • Consumo = (100 x 5 x 30)/1.000 = 15 kWh

Na sequência, basta verificar quanto custa cada faixa de consumo na conta de energia elétrica — este valor do kWh pode variar bastante de acordo com a cidade, concessionárias de energia e as chamadas bandeiras tarifárias, dependentes das condições de geração.

Em São Paulo, por exemplo, cada 100 kWh custa R$ 2,989 em regime de bandeira amarela.

Dispositivos que medem gasto de energia elétrica

Cálculo de energia elétrica pode ser feito com medidores específicos (Imagem: Magalu)

Se a precisão da estimativa não for suficiente, é possível utilizar equipamentos voltados para oferecer dados mais exatos. Além disso, medidores do tipo ainda servem para identificar o consumo de algum produto em específico, o que também pode auxiliar em um gerenciamento mais consciente.

Cada medidor de energia é diferente em preço e características de uso, mas os modelos mais simples podem ser encontrados em lojas online por menos de R$ 100. Em geral, trata-se apenas de um adaptador de tomada, que identifica consumo durante um determinado período de tempo.