Como bloquear um celular roubado pelo IMEI

COMPARTILHE
Por: Agências  Data: 26/02/2022 às 12:11
Fonte de Imagem: AlagoasWeb/Arquivo

Em caso de furto, é importante saber como bloquear um celular roubado. Entre as opções disponíveis, é possível bloquear o IMEI do aparelho em contato com a sua operadora de celular. Dessa forma, o aparelho não poderá ser usado para acessar redes móveis ou fazer ligações.

O IMEI, sigla para International Mobile Equipment Identity, é um registro de identificação do seu celular. Cada aparelho tem seu próprio número de IMEI e, portanto, essa informação pode ser utilizada para bloquear o acesso às funções do celular em caso de roubo. Veja, a seguir, como bloquear um celular roubado pelo IMEI.

Como descobrir o IMEI do meu celular
De forma geral, é possível consultar o IMEI pelo próprio aparelho. É importante ressaltar que celulares com dois chips possuem dois números de IMEI diferentes. Para isso, siga os seguintes passos:

  1. Abra o discador do seu celular e digite o comando *#06#;
  2. Em seguida, uma tela com o IMEI e o número de série será exibida. Copie os códigos em algum lugar seguro.
Disque o código para encontrar o IMEI no celular (Captura de tela: André Magalhães)

Além disso, há um caminho para encontrá-lo no navegador. Se você utiliza iPhone, acesse appleid.apple.com e entre com seu ID. Em seguida, vá para a opção “Dispositivos” e encontre o IMEI. No caso do Android, acesse google.com/android/find e clique no ícone de informações para acessar o número.

Encontre o IMEI pelo navegador (Captura de tela: Thiago Furquim)

Por fim, você ainda pode visualizar o número do IMEI nas configurações do Android e do iPhone. Pelo Android, acesse as configurações, abra a tela “Sobre o Telefone” e localize a informação desejada. No iOS, abra a tela “Ajustes” e acesse a tela “Sobre” para encontrar os dados.

Consulte o IMEI nas configurações do celular (Captura de tela: André Magalhães)

Como bloquear um celular roubado usando o IMEI

1. Tenha em mãos o número do IMEI
Use as dicas anteriores para anotar o número do IMEI. No contato com a operadora, essa informação vai ser essencial para o bloqueio;

2. Ligue para a sua operadora
Cada operadora disponibiliza um número específico para realizar o bloqueio de aparelho em caso de perda ou roubo. Veja, a seguir, quais são as opções:

  • Claro: 1052 (para ligações de qualquer telefone);
  • Nextel: 1050 (para ligações de qualquer telefone);
  • Oi: 1057 (para ligações de qualquer telefone);
  • TIM: *144 (apenas para ligações de celular TIM) ou 1056 (de qualquer telefone);
  • Vivo: *8486 (apenas para ligações feitas de um celular Vivo) ou 1058 (de qualquer telefone).

3. Siga as instruções da operadora
Durante a ligação, você deverá fornecer algumas informações como dados pessoais e, obviamente, o número do IMEI;

4. Aguarde o bloqueio
No final do atendimento, a operadora solicitará o bloqueio. Esse procedimento pode demorar até 24 horas para ser finalizado. Em seguida, o celular roubado não poderá mais ser usado para fazer ligações ou inserir chips SIM;

5. Faça um boletim de ocorrência
Após concluir o bloqueio, registre um boletim de ocorrência do roubo ou furto. No caso de furtos, é possível fazer o boletim de ocorrência online nos portais de órgãos estaduais ou federais.

O que fazer após bloquear o celular roubado pelo IMEI?

Mesmo com o bloqueio do IMEI, ainda é necessário realizar outras ações no seu celular. Isso acontece porque o IMEI apenas impede que o aparelho seja usado para ligações, mas ainda é possível conectar com Wi-Fi, acessar fotos e e usar aplicativos.

Nesse cenário, caso considere que não é mais possível recuperar o celular de volta, é recomendável limpar todos os dados remotamente. No Android, isso é feito com o Encontre Meu Dispositivo. Pelo iPhone, você deve usar o iCloud para apagar os dados do dispositivo.

Consigo desbloquear um celular bloqueado com o IMEI?
Se você conseguiu recuperar o celular roubado ou perdido, é necessário entrar em contato com a operadora para desbloqueá-lo. Nesse caso, muitas operadoras recomendam que você visite pessoalmente uma loja e peça pelo desbloqueio. É importante levar o máximo de informações possíveis, como o boletim de ocorrência, nota fiscal original do produto, documento com foto e o número de IMEI.

O chip também é bloqueado?
Não. A solicitação afeta apenas o seu aparelho. Nesse caso, o seu número de telefone ainda pode ser utilizado em outros dispositivos. No entanto, se a sua situação também exige o bloqueio do chip, é necessário entrar em contato novamente com a sua operadora.