Como aliviar a queimadura de sol mais rápido

COMPARTILHE
Por: Tua Saúde  Data: 07/03/2022 às 10:42
Fonte de Imagem: iStock

Algumas dicas simples mas muito eficazes para diminuir as dores da queimadura solar incluem tomar banhos frios e fazer uma boa hidratação da pele. Além disso, pode ser interessante aplicar um compressa fria no local da queimadura ao longo do dia, para aliviar a dor e o desconforto.

No caso da dor não melhorar, ou no caso da dor ser muito intensa, é recomendado ir ao dermatologista para que seja indicado um creme ou loção que possa aliviar a inflamação e ajudar a regenerar a pele. Boas opções são os óleos vegetais, como os de abacate ou amêndoa, ou as pomadas com dexpantenol, pois têm efeito hidratante, calmante e regenerativo.

É importante também adotar estratégias para evitar novas queimaduras solares, que podem agravar o desconforto e também piorar a queimadura já existente. Para isso, deve-se passar protetor solar todos os dias, e repor sempre que necessário, evitar a exposição nas horas de maior calor e usar boné ou chapéu, por exemplo.

Dicas simples para aliviar a dor da queimadura solar

É possível aliviar as dores provocadas pelas queimaduras de sol por meio de medidas simples, como:

  • Tomar banhos com água fria, mas não gelada;
  • Passar creme hidratante na pele, para mantê-la bem hidratada, facilitando a cicatrização;
  • Aplicar compressas com água fria no local da queimadura por 15 minutos, para diminuir o inchaço e aliviar a dor;
  • Colocar rodelas de pepino ou de batata na pele queimada,pois possuem propriedades regeneradoras que vão trazer alívio rapidamente.

No caso de queimaduras graves, em que além da pele estar muito vermelha a pessoa apresenta febre, muita dor, bolhas ou é possível perceber a destruição de várias camadas de pele, é recomendado ir ao pronto-socorro para fazer o tratamento adequado.

Como evitar as queimaduras de sol

Para evitar as queimaduras de sol é importante evitar ficar no sol nas horas em que o sol é mais forte, normalmente entre as 10h e 16h, e passar protetor solar adequado ao tipo de pele e que deve possuir fator de proteção solar no mínimo 30. Além disso, quando exposto ao sol, é recomendado usar boné ou chapéu e óculos de sol e beber bastante água para evitar a desidratação.

É importante também molhar constantemente a pele, indo diretamente na água ou com auxílio de um spray, para evitar o seu ressecamento. É importante também ressaltar que a exposição ao sol deve ser feita com moderação, pois ela aumenta a probabilidade de doenças, como o câncer de pele, que afeta principalmente pessoas de pele o olhos claros.