Com nova composição, Núcleo de Enfrentamento à Desinformação do TRE Alagoas planeja ações

COMPARTILHE
Por: Ascom TRE/AL  Data: 01/09/2021 às 05:47
Fonte de Imagem: TRE/AL

Em reunião realizada na tarde desta terça-feira (31), os integrantes do Núcleo Permanente de Enfrentamento à Desinformação do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) planejaram ações pedagógicas e institucionais para os próximos meses. Com uma nova composição, a órgão já atuará nas eleições suplementares em Campo Grande, que acontece dia 12 de setembro, com a disponibilização de um canal direto para denúncias de notícias falsas através de telefone do aplicativo Whatsapp.

“Nos próximos dias já disponibilizaremos um contato para que os eleitores de Campo Grande possam denunciar casos de desinformação na eleição suplementar próxima. Além disso, entregaremos aos alagoanos um canal de denúncia online diretamente no portal do TRE e organizaremos eventos, em parceria com as instituições que compõem o Núcleo, para levarmos conceitos de informação midiática e informacional, orientando como a checagem de informação pode ser feita”, explicou o juiz Maurício César Breda Filho, presidente do Núcleo.

“Atuaremos de maneira didática quanto à prevenção e, energicamente, quando forem detectados casos concretos aqui em Alagoas. As pessoas não podem continuar sendo influenciadas por informações falsas e, sem medidas, orquestrarem ataques às instituições públicas”, ressaltou o magistrado.

Compõem o Núcleo de Enfrentamento à Desinformação do TRE de Alagoas a procuradora regional eleitoral, Raquel Teixeira, o delegado Francisco Medson Lima Maia, delegado da Polícia Civil, o delegado Leonardo de Lima e Silva, da Polícia Federal, o tenente coronel Azevedo, da Polícia Militar, o advogado Gustavo Callado, representando a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas, o presidente do Sindicato dos Jornalistas, Izaías Barbosa, o diretor-geral do TRE, Maurício Omena e os servidores Luiz Araújo Neto, da Secretaria de Tecnologia da Informação, e Flávia Gomes de Barros, da Assessoria de Comunicação Social.