Colgate para de fabricar de creme dental Clean Mint após casos reações alérgicas

Redação / Terra 27/06/2025

Produto já era enviado às lojas desde março, quando a Anvisa determinou a suspensão da fabricação

Colgate para de fabricar de creme dental Clean Mint após casos reações alérgicas

A Colgate-Palmolive Brasil decidiu suspender a fabricação do creme dental Colgate Total Prevenção Ativa Clean Mint. Segundo a empresa, a medida foi tomada pela investigação conduzida em atenção aos consumidores e à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), tendo por objeto os níveis de aromatizante do produto.

Receba as notícias do AlagoasWeb no seu WhatsApp            

Colgate para de fabricar de creme dental Clean Mint após casos reações alérgicas

Em 27 de março, a Agência havia determinado a suspensão como medida de fiscalização para reduzir potenciais riscos associados ao uso do produto, que foi reformulado, em uma nova versão Colgate Total 12. A principal alteração na composição foi a substituição do fluoreto de sódio pelo fluoreto de estanho. Desde então, os produtos não eram mais enviados para as lojas.

Veja também: Educadora fica com a boca gigante após usar creme dental da Colgate

Creme dental vai parar de ser produzido
Na época, a Anvisa informou que recebeu oito notificações registradas, relatando um total de 13 eventos adversos associados ao uso do creme dental. Entre as reações estavam inchaços nas amígdalas, lábios e mucosa oral, sensação de ardência, dormência nos lábios e na boca, boca seca, gengiva irritada e vermelhidão.

Um dos casos foi da educadora Denise Correia Santiago, que ficou com os lábios inchados por 5 dias. Ela relatou ao Terra uma sensação crescente de boca seca e ardência, que evoluiu para lesões sob a língua semelhantes a aftas. 

"Nunca imaginei que minha reação alérgica fosse devido ao uso da pasta de dente, mas só concluí que era por causa da pasta em 28 de março, pois neste dia dei entrada no pronto socorro às 8h com os lábios inchados, amígdalas inchadas e doloridas", descreve. O quadro exigiu atendimento emergencial e a aplicação de injeções antialérgicas. 

Ela informou que não conseguia se alimentar devido à dor. “Doía muito devido à queimadura. Tive que me alimentar de líquidos gelados e usar uma garrafinha pet com água congelada para encostar no lábio queimado para amenizar o incômodo”, lembra. 

À reportagem, a empresa afirmou que os usuários devem suspender imediatamente o uso do produto caso percebam qualquer tipo de desconforto, irritação ou alteração incomum ao utilizar o produto. “Em caso de qualquer insatisfação, estamos à disposição para trocar o produto por meio dos canais de atendimento indicados abaixo”.


Acompanhe mais notícias em Alagoasweb.com


               

Sair da versão mobile