O colesterol alto não costuma apresentar sintomas. A maioria das pessoas só sabe que tem níveis elevados até fazer análises ao sangue ou, nos casos mais graves, quando sofrem alguma complicação. Porém, há sinais de alerta a que deve prestar atenção.
Já ouviu falar de arco juvenil? Trata-se de um anel em volta da córnea e pode ser considerado um sinal de colesterol elevado se ocorrer em indivíduos com menos de 45 anos, alerta a Academia Americana de Oftalmologia.
Este anel, de cor azul, branca ou cinza na íris, pode manifestar-se em doentes com hipercolesterolemia, uma doença genética que se traduz por níveis elevados de colesterol desde o nascimento),
Recorde-se que existem dois tipos de colesterol: HDL e LDL. O primeiro, também conhecido como ‘bom colesterol’, é responsável pela eliminação de colesterol em excesso do sangue e do que se encontra depositado nas artérias, transportando de volta para o fígado, onde é eliminado. Já o LDL é conhecido como ‘mau colesterol’ e transporta o colesterol do fígado para os tecidos onde este poderá ser utilizado.
Os valores recomendados para o colesterol no sangue são:
Colesterol total – < 190 mg/dl
Colesterol LDL – <115mg/dl
Colesterol HDL – >40 mg/dl no homem e >45 mg/dl na mulher