CNH digital vai ter avisos de multas, recalls e renovação

Por: Array / Serpro  Data: 19/11/2019 às 13:35

A nova versão da Carteira Digital de Trânsito (CDT) foi apresentada nesta segunda-feira (18), sem São Paulo, durante a abertura do Salão Duas Rodas. O novo app traz mudanças significativas para os motoristas. Entre as novidades, está a possibilidade de emitir notificações sobre recall para os proprietários de determinado veículo diretamente pelo celular.

Recall, vencimento e infrações
A notificação de recall é o recurso mais importante da nova CDT. Atualmente, o Denatran possui aproximadamente 10 milhões de recalls registrados, dentre os quais apenas 43%, em média, são atendidos pelos donos de veículos.

O recurso integrado à CDT vai avisar aos proprietários de veículos sobre o defeito, o risco do não reparo e também vai fornecer informações de como agendar o atendimento com a empresa responsável, facilitando encontrar a concessionária mais próxima para a realização do serviço, que é gratuito e garantido por lei.

Dessa forma, é esperado que um número muito maior de motoristas comece a atender às convocações de recall, uma vez que a notificação por meio do celular é rápida e eficaz, além de tornar todo o processo de atendimento mais simples.

Além da notificação de recall, a nova CDT avisa sobre o vencimento da validade da CNH com 30 dias de antecedência, evitando que motoristas sejam “pegos de surpresa” pela necessidade de renovação. Ela ainda permite consultar as infrações de trânsito com bastante velocidade.

CDT como plataforma de serviços
O secretário Nacional de Transportes Terrestres, Marcello da Costa, disse que a ideia é transformar a CDT em uma plataforma de serviços que vai aproximar o Governo Federal do cidadão. No momento, a nova CDT permite que condutores obtenham informações sobre infrações, mas, segundo Jerry Dias, diretor do Denatran, há a previsão de que a CDT passe a ter integração com o aplicativo Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), o que vai permitir que os motoristas efetuem o pagamento de multas com até 40% de desconto. Essa integração entre os apps deverá ser implantada a partir de 2020.