Em quantidades altas, estas gorduras podem originar problemas cardíacos
Os triglicerídeos são gorduras que circulam no sangue e atuam como uma reserva de energia, derivada das calorias extras que consumimos. Em níveis normais, não representam um risco para a saúde. No entanto, em quantidades excessivas (hipertrigliceridemia), podem desencadear doenças cardiovasculares, especialmente se acompanhados por baixos níveis de colesterol bom (HDL) e altos níveis de colesterol ruim (LDL) ou diabetes tipo 2.
Receba as notícias do AlagoasWeb no seu WhatsApp
Cinco frutas que ajudam a controlar os triglicerídeos e melhorar sua saúde
Níveis elevados de triglicerídeos podem ser indicativos de doenças como diabetes e hipertireoidismo, ou podem resultar de efeitos colaterais de medicamentos. Fatores de estilo de vida, como consumo excessivo de álcool, tabagismo e sedentarismo, também contribuem para o aumento dos triglicerídeos. Mesmo quando em excesso, essas gorduras geralmente não apresentam sintomas visíveis.
Para detectar níveis elevados de triglicerídeos, é essencial realizar exames de sangue regularmente. A American Heart Association recomenda testes a cada cinco anos a partir dos 21 anos.
Se os seus níveis de triglicerídeos estiverem acima do normal (150 a 200 mg/dL ou mais), existem várias estratégias para reduzi-los. Adotar uma dieta saudável, equilibrada e diversificada é fundamental. Pensando nisso, o portal Nova Mulher listou cinco frutas saborosas que podem ajudar a normalizar os níveis de triglicerídeos:
- Ameixa
- Banana
- Kiwi
- Maçã
- Morango
Incorporar essas frutas na dieta pode ser um passo importante para manter a saúde cardiovascular e prevenir complicações associadas aos altos níveis de triglicerídeos.