Cinco cartórios são inspecionados em Maceió, Olho D’Água Grande e São Brás

COMPARTILHE !!
Por: Ascom TJ-AL  Data: 06/01/2023 às 16:30
Imagem: Niel Rodrigues

Mais cinco cartórios extrajudiciais de Alagoas foram inspecionados pelo Corregedor-Geral da Justiça, Des. Fábio José Bittencourt Araújo, e pelo Magistrado Auxiliar Anderson Santos dos Passos. As ações ocorreram em Maceió e nos municípios de Olho D’Água Grande e São Brás.

O objetivo é analisar a estrutura física das serventias extrajudiciais, dialogar com os interinos sobre as dificuldades enfrentadas no dia a dia e apresentar soluções para o melhor atendimento aos usuários. 

“Temos ciência das dificuldades enfrentadas pelos Tabeliães e, por isso, realizamos visitas com o intuito de orientá-los acerca de melhores maneiras para atender ao cidadão”, ratificou o Corregedor-Geral da Justiça Fábio Bittencourt, ao comentar que as inspeções não prejudicam as atividades dos cartórios.

No Cartório do 2º Distrito de Registro Civil das Pessoas Naturais e Notas, localizado no Maceió Shopping, o diálogo foi estabelecido com o Tabelião Substituto Roberto Wagner Falcão, também presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen/AL). Ele afirmou que as inspeções são instrumentos de aperfeiçoamento dos serviços ofertados pelas serventias.

“A visita do Corregedor é muito importante para a averiguação das estruturas físicas e do atendimento à população, porque nos orienta como melhorar nossos serviços”, comentou o presidente da Arpen/AL.

Rosineide Cavalcante Sandes, Tabeliã Interina do Serviço Notarial e Registral de São Brás, ouviu as orientações sobre as melhorias a serem implementadas na unidade. Ela disse ter consciência do quanto os serviços são essenciais à população do município e prometeu agilizar as melhorias determinadas pela Corregedoria.

“Aqui nós ofertamos serviços como registro de imóveis, autenticações, procurações e testamento. No interior, geralmente, é mais difícil ter acesso a esse tipo de orientação e hoje o cartório foi agraciado com a visita da Corregedoria”, explicou Rosineide.

Entre as principais determinações estão a abertura de conta bancária/chave pix de titularidade da serventia para recebimento de emolumentos, confecção de livro específico das inspeções/correições realizadas pelos Juízes Corregedores, climatização de áreas de atendimento, além de instalação de placa atualizada de identificação do cartório, com nome dos Tabeliães e contato.

As inspeções realizadas aos cartórios do interior também contaram com o apoio da assessora Maria Gabriela Ramos Dias.

Serventias inspecionadas
Em Maceió, foram fiscalizados o Cartório do 2º Distrito de Registro Civil das Pessoas Naturais e Notas, localizado Maceió Shopping, o 2º Cartório de Protesto de Títulos e Letras e o 2º Ofício de Registro de Documentos e de Pessoas Jurídicas. Em São Brás, o Serviço Notarial e Registral; e em Olho D’Água Grande, o Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais.