Ícone do site AlagoasWeb

Cientistas dizem que beber água alcalina não ajuda prevenir pedras nos rins

Água alcalina é fabricada para ter um pH mais elevado

(Imagem: AlagoasWeb/Arquivo)

Água engarrafada comercializada como “água alcalina” para a prevenção de cálculos urinários recorrentes não se mostrou uma alternativa efetiva para essa finalidade.

Publicidade

Cientistas dizem que beber água alcalina não ajuda prevenir pedras nos rins

Receba as notícias do AlagoasWeb no seu WhatsApp            

A água alcalina, também conhecida como água com pH alto, é uma categoria cada vez mais popular de água engarrafada. Em comparação com a água da torneira, com um pH típico em torno de 7,5, a água alcalina é fabricada para ter um pH mais elevado (mais alcalino), na faixa de 8 a 10 – tipicamente, isto é feito por um processo chamado eletrólise.

Os vendedores alegam vários benefícios à saúde, incluindo melhor hidratação e aumento do pH urinário. O aumento do pH é uma estratégia fundamental para prevenir a formação de certos tipos de cálculos renais (ácido úrico ou cistina) em pacientes com cálculos anteriores.

Mas os testes em um ensaio científico não endossaram essas alegações. Os pesquisadores também revisaram dados publicados sobre outros tipos de bebidas e produtos de venda livre com potencial para aumentar o pH urinário.

“Embora os produtos de água alcalina tenham um pH mais alto do que a água normal, eles têm um teor alcalino insignificante, o que sugere que eles não conseguem aumentar o pH da urina o suficiente para afetar o desenvolvimento de cálculos renais e outros cálculos urinários,” disse o Dr. Roshan Patel, da Universidade da Califórnia em Irvine (EUA).

Alternativas melhores contra cálculos

As cinco marcas de água alcalina testadas no estudo tinham pH semelhante, em uma faixa estreita em torno de 10. Um produto continha uma pequena quantidade de citrato, que não estava listado no rótulo do produto – comprimidos de citrato de potássio são comumente prescritos para prevenir cálculos recorrentes.

Por outro lado, as águas alcalinas testadas não continham ânions orgânicos que pudessem ser metabolizados em álcalis pelo organismo – conforme fornecido pelos comprimidos de citrato de potássio.

Com um pH de 10, as águas testadas teriam um teor alcalino de apenas 0,1 miliequivalente por litro (mEq/L). Essa é uma concentração “trivial” em comparação com a produção típica de ácido metabólico do corpo, de 40 a 100 mEq/L por dia, segundo os autores.

Em contraste, alguns outros produtos disponíveis comercialmente têm potencial para aumentar o pH, sobretudo o suco de laranja, com um teor alcalino de até 15 mEq/L. O suco de laranja também tem o menor custo estimado para atingir a concentração alcalina alvo de 30 mEq por dia.

O bicarbonato de sódio está entre as alternativas mais eficazes e baratas, embora com potenciais preocupações relacionadas com o teor de sódio. Produtos mais recentes solúveis em água também parecem oferecer opções úteis e acessíveis contra os cálculos.

“Nossas descobertas podem ajudar a orientar a seleção de outros tratamentos, incluindo bebidas e produtos de venda livre, para prevenir cálculos urinários recorrentes,” disse o Dr. Patel, embora salientando que o ideal para uma conclusão definitiva seria a realização de estudos clínicos envolvendo um grande número de pacientes.

Cientistas dizem que beber água alcalina não ajuda prevenir pedras nos rins

Sair da versão mobile