Cientistas criam pênis biônico para resolver disfunção erétil

COMPARTILHE !!
Por: SNB com Daily Mail/Matter  Data: 10/01/2023 às 09:29
Imagem: Getty Imagens

Esperança para homens que sofrem com disfunção erétil. Um pênis biônico foi criado por pesquisadores chineses. Eles desenvolveram um tecido artificial que restaurou com sucesso a função peniana em porcos e promete ser usado em humanos, em breve.

O “pênis biônico”, como vem sendo chamado, foi recriado de um material responsável pela ereção em porcos. Ele imita uma bainha fibrosa de tecido necessária para manter as ereções, chamada túnica albugínea, que bombeia sangue para o pênis.

Os pesquisadores afirmam que este estudo é a grande promessa para o reparo de lesões penianas que podem levar à disfunção erétil.

Pelo menos metade dos homens entre 40 e 70 anos sofrem de alguma forma de disfunção erétil, enquanto 5% sofrem da doença de Peyronie, que se acredita ocorrer como resultado de lesões sexuais.

Mais testes
Os testes em seres humanos devem ocorrer nos próximos meses. Os seis pesquisadores que participaram do estudos são da South China University of Technology, da China.

Para cientistas, o próximo passo é investigar técnicas para reparar outros tecidos, incluindo o coração e a bexiga. Os resultados da experiência estão publicados na revista científica Matter.

Recuperação
No esforço de recuperar as atividades masculinas, os cientistas desenvolveram o pênis biônico por meio de uma bainha fibrosa de tecido necessária para manter as ereções chamada túnica albugínea – ela é a responsável por bombear sangue para o pênis.

Após as experiências, os cientistas verificaram que os porcos que serviram como cobaias, se recuperaram da disfunção erétil com a ajuda da túnica albugínea artificialmente.

Lesões
Xuetao Shi, um dos cientistas que participaram a pesquisa, observou que nas lesões penianas a túnica albugínea geralmente não é o único tecido danificado.

Segundo o pesquisador, os nervos circundantes e o corpo cavernoso, o tecido esponjoso que percorre o eixo do pênis, também costumam ser danificados, dificultando o processo de recuperação.

“Nosso trabalho nesta fase se concentra no reparo de um único tecido no pênis, e o próximo estágio será considerar o reparo do defeito peniano geral ou a construção de um pênis artificial de uma perspectiva holística”, acrescentou Shi.

Como funciona o pênis artificial

Como funciona o pênis biônicoA cirurgia do pênis artificial