Volumes de chuva previstos são significativos e podem provocar vários danos

A população deve redobrar a atenção nos próximos dias. O estado de Alagoas deverá enfrentar mais três dias de chuvas intensas, especialmente nas cidades da faixa litorânea, com destaque para a região metropolitana de Maceió e a Zona da Mata.
Receba as notícias do AlagoasWeb no seu WhatsApp 
Chuvas intensas com risco de alagamentos e deslizamentos em Alagoas
De acordo com os órgãos de monitoramento climático, os volumes de chuva previstos são significativos e podem provocar alagamentos, deslizamentos de terra e a elevação gradual de rios e lagoas.
As lagoas, que já estão sendo observadas com atenção pelas equipes técnicas, começaram a apresentar sinais de elevação no nível da água. Apesar de os níveis atuais de rios e lagoas ainda estarem dentro da normalidade, o cenário pode mudar rapidamente caso as chuvas se intensifiquem ou persistam por mais tempo.
Defesa Civil em alerta
A Defesa Civil Estadual orienta os moradores das áreas de risco, como encostas e regiões ribeirinhas, a ficarem atentos a sinais de deslizamentos, como rachaduras em paredes, estalos e inclinação de árvores ou postes. Já nas áreas urbanas, há risco de alagamentos súbitos em pontos com drenagem deficiente.
É fundamental que a população acompanhe os comunicados oficiais e evite áreas de risco. Situações de emergência devem ser comunicadas imediatamente ao 199”.
O que fazer:
- Evite sair de casa durante temporais;
- Não enfrente alagamentos;
- Mantenha distância de fios caídos;
- Se mora em áreas de encosta, fique atento a qualquer movimentação no solo;
- Tenha em mãos documentos e itens essenciais caso seja necessário sair de casa rapidamente.
As autoridades continuam monitorando a situação em tempo real. A previsão é de que o tempo comece a melhorar apenas após o terceiro dia de chuvas. A população deve manter-se informada por canais oficiais e evitar a propagação de boatos.
Acompanhe mais notícias em Alagoasweb.com