A Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU, em sua subdivisão de Maceió, divulgou que uma Maria Fumaça de 1929 deve voltar a operar na região em um serviço turístico. De origem alemã, o veículo é movido a madeira, e pertencia aos proprietários da Usina Utinga Leão, em Rio Largo. Foi adquirida pela CBTU em 2008, e está em fase final de reforma.
De acordo com a operadora, as viagens, que originalmente eram para transporte de material pesado das usinas, vão levar passageiros em linhas férreas na região metropolitana de Maceió.
Por algum tempo, a Maria Fumaça enriqueceu a paisagem da cidade de Piranhas, à beira do Rio São Francisco. Nos últimos anos, voltou para a sede da CBTU para passar por um processo de manutenção, conservação e reforma para se transformar na principal estrela do projeto do Trem Turístico da CBTU Maceió.
O Trem Turístico tem capacidade para transportar 52 pessoas sentadas. Os bancos são de ferro, originais do período de fabricação da Maria Fumaça. O carro está sendo transformado numa Jardineira. Cada peça que necessita de reparo ou troca, é produzida artesanalmente pelos próprios técnicos da CBTU. Não há reposição em lojas e fábricas devido ao tempo de fabricação.
Segundo ainda o comunicado da CBTU, o serviço deve ligar o bairro Bebedouro até a Estação Utinga, onde se localiza o Instituto de Preservação da Mata Atlântica, o qual deverá fazer parte do roteiro.