A britânica nanoFlowcell projetou um carro elétrico sem bateria e movido a combustível sintético, o Quantino twentyfive. No lugar das baterias, o esportivo da nova marca de EVs vem equipado com seis células de combustível e um tanque de 125 litros de bi-ION, um composto feito de água do mar e resíduos de água reciclada.
- O combustível alimenta quatro motores elétricos de baixa voltagem de 60 kW.
- O alcance estimado pela fabricante impressiona, são 1.930 km com o tanque cheio.
- Com lugar para quatro ocupantes, o carro também não decepciona em desempenho, acelerando de 0 a 100 km/h em 2,5 segundos.
Segundo Nunzio La Vecchia, CEO da nanoFlowcell, essa tecnologia é a chave “para uma transição energética bem-sucedida”.
A empresa com sede em Londres também criou uma subsidiária nos EUA para vender o seu EV — ainda sem data de lançamento definida —, e espera conseguir produzir o combustível bi-ION mais rápido e a um custo mais baixo em solo americano, cerca de 10 centavos de dólar por litro (ou R$ 0,52 em conversão direta).
A ideia também é firmar parcerias estratégicas com outras fabricantes que desejam equipar os seus carros com a mesma tecnologia do Quantino. Resta saber se outras empresas também vão embarcar nessa.
Carregador recupera 80% da bateria em minutos
Outra novidade apresentada para o segmento de carros elétricos foi revelada pela chinesa Nio, no último sábado (24), um carregador ultra rápido de 500 kW. O dispositivo promete recuperar 80% da carga da bateria de um carro elétrico compatível em minutos.