CAPS de São Miguel dos Campos realiza atividades no Dia da Luta Antimanicomial

COMPARTILHE
Por: Assessoria  Data: 19/05/2021 às 10:43
Imagem: Divulgação

Dando início às atividades da Semana da Luta Antimanicomial, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de São Miguel dos Campos realizou nesta terça-feira (18) – Dia da Luta Antimanicomial -, uma ação no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) José de Aquino, com o tema “Sim à Liberdade; não ao manicômio”.

Uma exposição dos produtos do Projeto “Mãos que restauram vidas”, confeccionados pelos pacientes do CAPS, foi realizada.

A coordenadora do CAPS José de Aquino, Elisa Cristina, informou que além do tema, outros assuntos também estão sendo abordados pela equipe, como a reforma psiquiátrica, a pandemia de Covid-19 e a saúde mental.

O prefeito George Clemente participou da ação e falou sobre a importância da data e das atividades desenvolvidas pelo CAPS.

“Existe um preconceito e uma falta de informação muito grande em relação a essas pessoas que sofrem com as doenças mentais. Devemos lembrar que como todo cidadão tem o direito fundamental à liberdade, o direito a viver em sociedade, além do direito a receber cuidado e tratamento sem que para isto tenham que abrir mão de seu lugar de cidadãos”, enfatizou.

A secretária municipal de Saúde, Adeline Carvalho, o respeito e a educação são os principais meios para revolucionar o modo como os pacientes são tratados. A família têm um papel importantíssimo nesse processo, e nós, da Saúde, estamos nos dedicando e empenhados em ajudar, cada vez mais, a quem precisa”, finalizou.

Durante a semana, serão realizadas outras ações no Caps, como rodas de conversa e momento de alfabetização, através da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O secretário de Articulação Política, Jó Clemente, e os vereadores Diney Torres e Petrônio Verçosa, também estiveram presentes.