Revisão investigou como o café afeta os processos biológicos associados ao envelhecimento
Ao mesmo tempo em que a ciência mostra preocupação a respeito dos possíveis malefícios da cafeína, estudos surgem para lançar atenção aos benefícios. É o caso de um novo artigo da Universidade de Coimbra (Portugal), que diz que o café pode ajudar a prolongar a expectativa de vida.
Receba as notícias do AlagoasWeb no seu WhatsApp
Café pode ajudar a prolongar expectativa de vida
De acordo com o estudo publicado na Aging Research Reviews, o café pode desempenhar um papel mensurável na redução do risco de doenças cardiovasculares, câncer, doenças respiratórias e até mesmo o declínio cognitivo.
“A ingestão de café atenua as principais causas de mortalidade, bem como algumas das principais causas de deterioração funcional em idosos, como perda de memória, depressão e fragilidade. A amplitude do benefício parece discreta (redução de 17%), mas corresponde a um aumento médio na expectativa de vida saudável de 1,8 anos de vida”, diz o estudo.
Os pesquisadores mencionam que esse aumento da expectativa de vida saudável associada ao consumo de café foi observado tanto em homens quanto em mulheres.
O artigo consiste em uma revisão de mais de 50 estudos. Além da redução do risco de doenças crônicas, a revisão investigou como o café afeta os processos biológicos associados ao envelhecimento.
“A revisão explora evidências de estudos em humanos e tecidos humanos que apoiam a capacidade do café e de seus principais componentes (cafeína e ácidos clorogênicos) de preservar os principais mecanismos biológicos responsáveis pelo processo de envelhecimento: instabilidade genômica, danos macromoleculares, deficiências metabólicas e proteostáticas com efeitos no controle da adaptação ao estresse e inflamação”, escrevem os pesquisadores.
A equipe reconhece que mais estudos são necessários para detalhar esses benefícios em idosos, o que pode oferecer novas descobertas sobre a compreensão da biologia do envelhecimento e o desenvolvimento de novas estratégias.
Café faz bem ou mal para a saúde?
Essa é uma pergunta complexa. Por um lado, não faltam benefícios: o café ajuda a reduzir risco de diabetes e até derrame. No entanto, tomar muito café pode prejudicar a capacidade de aprendizado.
Mas um estudo diz que os benefícios ou malefícios do café podem depender da genética.