Usuários do WhatsApp do diferentes partes do mundo se queixam de um bug pede para restaurar conversas e torna o app totalmente inacessível sem motivo aparente. Segundo relatos que se espalharam pelas redes sociais na última semana, o problema impedia o uso do mensageiro e, como alternativa, muitos precisaram reinstalar o aplicativo ou, no pior dos casos, abrir mão de todo o histórico de chats.
Num post no Reddit feito na quinta-feira (22), um usuário descreveu como se deparou com o problema. “Hoje, eu abri o aplicativo e recebi um erro dizendo ‘Restaure seu histórico de conversas do backup. Se você não o restaurar agora, não poderá restaurá-lo mais tarde'”, disse.
Tentar puxar as conversas do backup do Google Drive, porém, não resolve: o processo de download trava no meio do caminho e, se é concluído, fotos e vídeos não são baixados como deveriam. Depois de um tempo, o erro que torna o WhatsApp inacessível volta a acontecer.
Não está claro se o problema acontece da mesma maneira para todos, porém, nos comentários da publicação, várias pessoas dizem sofrer com o mesmo bug. No Twitter, também se acumulam queixas relacionadas ao problema, a maioria deles com descrições parecidas e em vários idiomas, o que sugere que o problema atinge usuários brasileiros e também de outras nacionalidades.
Problema sem solução oficial
Aparentemente, o problema não tem solução por enquanto. Nos comentários do post do Reddit, o autor da publicação revelou que conseguiu se livrar do bug, mas que “não precisou fazer nada de especial”. “Eu reinstalei o aplicativo pela décima vez e finalmente o backup do Google Drive foi restaurado com sucesso”, pontuou.
Nas respostas, outros usuários afirmam ter contornado o problema com a mesma persistência, enquanto outros desistiram de solucionar o erro e apagaram todo o histórico de conversas para acessar o mensageiro novamente.
Reinstalar o app pode resolver
Se o seu WhatsApp apresentar o bug, não se desespere: tente reinstalar o aplicativo algumas vezes e até reiniciar o celular para tentar resolver, assim você pode poupar seu histórico de mensagens. Também é válido conferir se o mensageiro está instalado na versão mais recente.
O Canaltech entrou em contato com o WhatsApp para saber mais sobre o problema e conferir se há uma atualização corretiva em preparação. Contudo, não obteve resposta até a publicação desta notícia.