O bruxismo é o transtorno em que a pessoa aperta, desliza ou bate os dentes, principalmente durante o sono. Isso ocorre de forma involuntária, sem que a pessoa queira ou perceba.
Além de dor de cabeça ao longo do dia e nos músculos do rosto, o problema provoca também desgaste e amolecimento dos dentes e doenças nas gengivas.
Receba as notícias do AlagoasWeb no seu WhatsApp
Bruxismo pode comprometer sono e qualidade de vida
Por ser algo involuntário, é muito comum que, em algum momento da vida, todas as pessoas pratiquem o bruxismo, principalmente em situações de desconforto como, por exemplo, dormir fora de casa, em rua barulhenta ou de movimento intenso.
As causas do bruxismo normalmente estão associadas à vida agitada nas grandes cidades. Alguns estudos sugerem que existe uma relação com o estilo de vida e que algumas pessoas seriam mais propensas a desenvolver o problema, como as que sofrem de ansiedade, estresse, transtornos do sono – como roncar e babar no travesseiro -, além de dificuldades de concentração nas atividades do dia a dia.
O professor Ivo Contin, da USP, que é especialista em disfunção temporomandibular, destaca que as consequências do bruxismo podem ser graves e sérias, indo desde uma tensão muscular na mastigação e dor nas articulações até uma fratura e perda dos dentes.
Assim, o especialista destaca que, além da conscientização de que não se pode apertar os dentes, é importante que se use uma placa de proteção dentária para os casos em que o problema já surgiu.
Para o bruxismo diurno, a recomendação é o uso de uma placa intraoral no dia a dia, que vai proteger os dentes e relaxar a musculatura. Mas há outras técnicas com bons resultados, incluindo a acupuntura e o laser de baixa intensidade.
É importante saber que os dentes só se tocam em dois casos muito pontuais: Na deglutição e na mastigação. Qualquer outro caso merece atenção e análise junto a um profissional médico.
Bruxismo pode comprometer sono e qualidade de vida