Ícone do site AlagoasWeb

Brasília lidera ranking das cidades com melhor qualidade de vida do país

Foram analisados mais de 5.500 municípios brasileiros

Brasília lidera ranking das cidades com melhor qualidade de vida do país

O ranking das cidades com melhor qualidade de vida do Brasil mostra que Brasília vai muito além dos cartões-postais e das decisões políticas: é a capital onde se vive melhor no país. O levantamento IPS Brasil 2024 analisa o desempenho dos países em termos de progresso social a partir de 57 itens.

Publicidade
Receba as notícias do AlagoasWeb no seu WhatsApp            

Brasília lidera ranking das cidades com melhor qualidade de vida do país

Entre as capitais, Brasília é seguida por Goiânia, Belo Horizonte, Florianópolis e Curitiba. Já entre as cidades venceu Gaivão Peixoto, no interior de São Paulo.

Para o levantamento, foram considerados aspectos, como nutrição, saúde, moradia, saneamento, segurança pessoal, acesso à informação, meio ambiente, inclusão social, liberdade individual e acesso à educação superior.

DF e SP
O estudo coloca ainda o Distrito Federal (1º) e o estado de São Paulo (2º) como destaques no ranking das unidades da federação.

O Distrito Federal apresenta desempenho elevado no acesso à informação e comunicação; saúde e bem-estar; qualidade do meio ambiente, direitos individuais; liberdades individuais e de escolha e acesso à educação superior.

Para o estudo, foram analisados mais de 5.500 municípios brasileiros. O levantamento de 50 páginas informa que houve um “mergulho profundo na diversidade sociocultural do país”.

Após a análise criteriosa, a pesquisa concluiu que dois pontos se destacam para os avanços sociais e econômicos do país:

Pesquisa IPS
A pesquisa usa a prática de uma metodologia internacional Social Progress Imperative para analisar o território brasileiro.

Desde 2014, o Social Progress Imperative coordena e divulga o IPS Global, que analisa o desempenho dos países em termos de progresso social.

O cálculo desse índice internacional, na versão de 2024, é obtido a partir de 57 indicadores provenientes de pesquisas globais conduzidas por instituições como Health Metrics and Evaluation, UN Departament of Economics and Social Affairs, Gallup Poll.

Aspectos negativos
Porém, o estudo mostrou também aspectos negativos: o Brasil caiu do 46º lugar em 2014 para o 67º em 2024. Tudo por causa da queda dos níveis de desigualdade social e econômica, que já eram extremos, e que se agravaram.

No caso do Distrito Federal, o aspecto negativo é relativo à ausência e inclusão social. O DF ocupa o 26º lugar entre as 27 unidades federativas. Brasília é o centro do Distrito Federal, que engloba 35 regiões administrativas (RAs), muitas que apresentam diversas dificuldades de ordem econômica e social.

“O componente inclusão social busca garantir que todos os indivíduos tenham acesso equitativo a oportunidades e recursos, independentemente de sua origem, raça, gênero, orientação sexual, condição socioeconômica ou deficiência”, diz a pesquisa.

Brasília lidera ranking das cidades com melhor qualidade de vida do país

Sair da versão mobile