Ícone do site AlagoasWeb

Brasileiros trabalharam 149 dias apenas para pagar impostos em 2024

São dois dias a mais do que foi necessário em 2023

O contribuinte brasileiro trabalhou, até o dia 28 de maio de 2024, um total de 149 dias somente para pagar impostos, taxas e contribuições exigidos pelos governos federal, estadual e municipal, segundo estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT).

Publicidade
Receba as notícias do AlagoasWeb no seu WhatsApp            

Brasileiros trabalharam 149 dias apenas para pagar impostos em 2024

Em 2023, o IBPT aponta que os brasileiros tinham trabalhado 147 dias somente para pagar os tributos.

Na avaliação do diretor de negócios do IBPT, Carlos Alberto Pinto, o aumento está relacionado a reforma tributária aprovada no Congresso Nacional no ano passado. Se a comparação for feita no início da série histórica, o aumento é ainda maior.

Em 1986, quando a medição começou a ser feita, os brasileiros precisavam trabalhar apenas 82 dias para pagar os tributos.

Veja também

Com uma das maiores cargas tributárias do mundo, brasileiro trabalhou 151 dias, em 2020, somente para pagar tributos

Em um primeiro momento, o número de dias atual pode assustar, porém, ele é menor do que em outros países como na Noruega, em que a população trabalha 162 dias para pagar impostos. Na Áustria, são 158 dias.

Segundo o diretor do instituto, o problema no Brasil é a forma como o dinheiro dos tributos é utilizado. “Existe uma má contraprestação, uma baixa devolutiva por parte do governo, que nos deixa insatisfeito”. Os dados do IBPT revelaram que a tributação sobre o contribuinte brasileiro incide sobre a renda, como o Imposto de Renda e INSS, consumo, no caso de PIS/COFINS, e o patrimônio, como o IPVA.

Brasileiros trabalharam 149 dias apenas para pagar impostos em 2024

Sair da versão mobile