Ícone do site AlagoasWeb

Brasileira de 71 conquista medalha em travessia marítima em Portugal

Divulgação/Prefeitura de Piracicaba

Aos 71 anos, uma vovó brasileira acaba de conquistar medalha em uma travessia marítima em Portugal. A travessia tem provas com três distâncias: 5 km, 2,5 e 1km. E nossa guerreira optou pelo trecho mais longo!

Ela é moradora de Piracicaba (SP) e se chama Luise Marta Bauch. São tantas conquistas que a idosa virou inspiração e símbolo de superação para quem pensa que idade limita sonhos.

Publicidade

Luise faturou medalha de bronze, na 1ª Prova Circuito Nacional Águas Abertas, da Madeira Island Ultra Swim, em Portugal, na categoria 55+. Ela conta que superou cãibras, frio e nariz entupido para chegar ao pódio, nadando por 5 km no mar, por 2h22min21s.

Dores no joelho
Há 10 anos, a avó de quatro netos resolveu substituir o estresse e as queixas de dores no joelho pela natação.

De lá para cá, são só vitórias! A última foi na competição da semana passada com o bronze na travessia marítima. E todos sabemos que nadar no mar não é fácil.

Segundo Luise, a prática da natação ensinou a ela algo valioso: que manter o corpo em movimento é uma das melhores formas de viver a “melhor idade”.

O começo
Aos 61 anos, Luise disse que o estresse estava afetando sua saúde. Depois, vieram as dores no joelho. Foi aí que ela procurou a natação e se apaixonou pelo esporte.

A vovó resolveu treinar, treinar, até que foi chamada para participar de competições.

Aos 65 anos, foi convocada para a seleção brasileira de Aquatlon, competindo em várias provas internacionais e conquistando classificações entre as TOP10.

No começo deste ano, Luise conquistou a medalha de ouro nas categorias 50m nado costas e 50m nado livre na fase regional dos Jomi (Jogos da Melhor Idade), competição planejada pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, para esportistas com mais de 60 anos de idade.

O esporte
No Instagram, Luise posta muitas fotos e mensagens. É pura alegria!

“Curti muito, me diverti muito sai feliz e rindo a toa”, resumiu ela, em uma das postagens sobre a competição que participou em 2020.

Para todas as idades, a prática de exercícios físicos ajuda a fortalecer o sistema imunológico, prevenir doenças crônicas e também manter a mente saudável.

No caso dos idosos, o esporte suaviza os efeitos do envelhecimento, como o enfraquecimento dos músculos. A prova está aí, a vitoriosa Luise. Que inspiração!

Sair da versão mobile