Idade é apenas um número. Veja essa mulher brasileira, de 56 anos, que foi aprovada em três concursos públicos entre os primeiros colocados, coisa que muito jovem não consegue.
Moabe Coelho, de Araçuaí (MG) passou em 1º lugar na Petrobras, em 2º no TRT (Tribunal Regional de Trabalho) do Espírito Santo, e em 3º no TJ (Tribunal de Justiça) no mesmo estado!
Na área de enfermagem há 37 anos, ela começou a carreira como técnica, se tornou especialista em Saúde da Família e Atenção Primária à Saúde e agora faz pós-graduação em Enfermagem do Trabalho. “Quando fiz 50 anos, eu falei para mim mesma: ‘Posso viver mais 50 anos, mas posso fazer melhor’, aproveitando minha maturidade”, disse Moabe.
Ritmo de estudos
Durante a vida, Moabe conta que ouviu mais comentários negativos e desanimadores do que palavras de incentivo. Mas ela simplesmente ignorou e seguiu adiante.
“Muita gente dizia ‘isso é loucura’ e ‘você está perto de se aposentar’”. E a concurseira não deu ouvidos: “Pensei, não posso parar”.
Moabe estuda de 8 a 10 horas por dia, alternando com a rotina de trabalho em enfermagem que é bastante puxada. De acordo com ela, é uma questão de disciplina e hábito. “Tenho muito apoio da minha família principalmente da minha filha de 21 anos”, disse.
Conquistas e derrotas
Moabe contou ter sido aprovada em vários concursos, mas percebeu que precisava aprimorar em algumas áreas específicas.
Segundo a estudante, a fragilidade dela estava em raciocínio lógico, foi aí que resolveu fazer um curso específico desta disciplina.
Também notou que precisava melhor em língua portuguesa, fez o mesmo: ela se matriculou num curso de Português.
“Foi tanta dificuldade para chegar até aqui que agora é tudo mais fácil, apesar da idade”, afirmou Moabe. Que inspiração! Um viva a essa mulher que não desiste nunca.