Comprovando a sua intensa desigualdade social, o Brasil ocupa o 8º lugar no ranking de países com mais bilionários no mundo, com 62. Um estudo divulgado pela CupomValido.com.br utilizou dados da Forbes e da Statista para formar um Top 10 dos países e dos brasileiros mais ricos.
Ao todo, existem 2.668 bilionários no mundo. Os Estados Unidos recebem destaque por ocupar o primeiro lugar, com 735 bilionários — equivalente a mais de 27% do total. Além disso, dentre as 10 pessoas mais ricas do mundo, 8 são norte-americanas.
Conforme revelam os dados, o Brasil perdeu 3 bilionários e a Índia ganhou 26, em comparação com o ano anterior. Já a China, que ocupa o segundo lugar, foi o país que mais perdeu, com 87 bilionários a menos em relação a 2022. Dentre os principais motivos, estão as restrições contra a covid-19, que afetou a cadeia de suprimentos e manufatura das fábricas.
Os bilionários do Brasil
O homem mais rico do Brasil se chama Jorge Paulo Lemann, dono da Ambev (atual AB InBev), com uma fortuna estimada de US$ 15,4 bilhões de dólares (R$ 78,1 bilhões, em conversão direta). Seus sócios, Marcel Herrmann Telles e Carlos Alberto Sicupira, ocupam a 3ª e a 5ª posição do ranking, respectivamente.
Eduardo Saverin, um dos cofundadores do Facebook, está em segundo lugar no ranking. A 4ª posição é ocupada por Jorge Neval Moll Filho, fundador do grupo hospitalar Rede D’Or. Em 6º lugar está a família de Joseph Safra, fundador do Banco Safra, que herdou sua fortuna.
Os últimos quatro lugares são ocupados por: Lucia Maggi, cofundadora da Amaggi; Andre Esteves, sócio do BTG; Alexandre Behring, cofundador da 3G Capital; e Luciano Hang, fundador da Havan.
Confira o ranking: