Neste sábado (12), uma ação da Polícia Militar resultou em flagrantes de crimes como posse ilegal de arma de fogo, desmatamento e cativeiro de animais silvestres. A operação foi realizada em São Miguel dos Campos e contou com a atuação do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e 1ª Cia Independente de Polícia Militar.
Os Serviços de Inteligência (P2) do BPA e da 1ª Cia realizaram levantamentos indicando possíveis construções irregulares, desmatamento em mata ciliar, posse ilegal de arma de fogo e cativeiro de animal silvestre em um trecho às margens do Rio São Miguel, na zona rural da cidade. Junto com a Supervisão e Ambiental 01, as equipes realizaram as diligências.
Na área ribeirinha, os militares encontraram oito barracas montadas, do tipo campana – em uma delas estavam três espingardas artesanais, três canos de espera (armadilha com potencial de fogo) e um cartucho calibre 28.
Ainda nas imediações do rio, foi encontrado um barramento (barreira artificial para armazenamento de água fluvial) e, em outro trecho 159 caranguejos guaiamuns em situação de cativeiro irregular. Por fim, os agentes constataram um trecho como um desmatamento de cerca de 2.856m².
Os proprietários das áreas não foram encontrados. O material bélico foi apresentado na 6ª Delegacia Regional de São Miguel dos Campos. Quanto aos animais, a soltura foi devidamente realizada em área apropriada de mangue.