Governo já reduziu o custo de importações de produtos em diversos setores
Nesta terça-feira (20), o presidente da República, Jair Bolsonaro, anunciou no Twitter que irá reduzir as taxas de importação para instrumentos musicais de corda, de 18% para 5% e de skates de 20% para 2%, os novos valores começam a valer a partir do dia 27 de abril.
A Câmara de Comércio Exterior (Camex), junto com representantes de vários ministérios e a presidência, se reuniram na segunda-feira (19) e aprovaram a redução.
Desde o início do governo já foram zeradas ou reduzidas o imposto de mais de 600 itens de diversos setores como saúde, alimentos, games e combustível, afirmou Bolsonaro.
Outros itens que tiveram taxas reduzidas
O presidente não citou os ítens da lista, mas dentre eles está a importação de pneus feita em janeiro que reduziu as taxas a zero.
Em dezembro a Camex zerou a alíquota do imposto de importação de revólveres e pistolas, a medida entraria em vigor em 1º de janeiro, porém a decisão foi suspensa pelo ministro Edson Fachin do Supremo Tribunal Federal no mesmo mês.
Na época, o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que a isenção tiraria 230 milhões de reais por ano dos cofres públicos e avaliou o custo “muito baixo”.
A Camex também manteve a isenção de tarifas sobre a importação de produtos necessários para o combate da covid-19, até 30 de junho de 2021, incluindo os cilindros de oxigênio, quando o governo aumentou os impostos no início do ano sobre esses itens.