Bola de fogo no céu de cidades do Brasil seria reentrada de foguete

Redação / Canal Tech 15/05/2025

Fenômeno luminoso parecido ocorreu e foi visto na região Sul do país

stanislao d'ambrosio/Unsplash
Bola de fogo no céu de cidades do Brasil seria reentrada de foguete (Imagem: stanislao d'ambrosio/Unsplash)

Uma forte luz brilhou nos céus de Brasília, Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás na noite de quarta-feira (14). A bola de fogo intrigou moradores das cidades nas regiões, que registraram imagens e as publicaram nas redes sociais. Segundo a Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (BRAMON), o fenômeno foi causado pela reentrada de um foguete Falcon 9, da SpaceX. 

Receba as notícias do AlagoasWeb no seu WhatsApp            

Bola de fogo no céu de cidades do Brasil seria reentrada de foguete

As imagens indicam que o objeto foi visto primeiro em Brasília às 18h24, e que desapareceu no céu da Bahia às 18h28; nestes quatro minutos, o objeto percorreu 1.500 km, viajando à velocidade de 6 e 7 km/s. “Essa velocidade é compatível com a reentrada de um corpo em órbita terrestre, descartando a possibilidade de se tratar de um meteoro comum”, explicou Marcelo Zurita, astrônomo e diretor técnico da BRAMON, em uma publicação sobre o incidente. 

Roberto Costa, professor do Departamento de Astronomia da Universidade de São Paulo, observou que "os grandes meteoros, conhecidos como bólidos, deslocam-se com velocidade bem maior que os fragmentos de lixo espacial e não se fragmentam em pedaços como foi o caso deste". Ele ressaltou que especialistas em monitoramento concluíram que o fenômeno foi causado pela reentrada do Falcon 9, foguete da SpaceX que já era acompanhado e que tinha reentrada prevista para quarta-feira (14). 

A equipe da BRAMON analisou os dados obtidos e os comparou com objetos em órbita que tinham previsão de reentrada. No fim, eles concluíram que, de fato, o estágio de um foguete Falcon 9, da SpaceX, era o que tinha melhor correspondência com as observações. 

Bola de fogo no céu de cidades do Brasil seria reentrada de foguete

O estágio em questão tem a designação NORAD 40108 e fazia parte do Falcon 9 que lançou em 2014 o satélite de comunicação AsiaSat 8. “Após cumprir sua missão, o segundo estágio do Falcon 9 permaneceu em órbita como lixo espacial e, com o tempo, sua trajetória foi decaindo até resultar na reentrada atmosférica observada nesta quarta-feira”, acrescentou Zurita.

A Agência Espacial Brasileira (AEB) está ciente do ocorrido e segue observando o caso. Veja abaixo a nota da agência:

A Agência Espacial Brasileira (AEB) informa que tomou conhecimento, na noite de ontem (14), de registros feitos por populares sobre o avistamento de uma possível “bola de fogo” cruzando os céus de diversas cidades do país. Raramente esses objetos atingem o solo, pois queimam integralmente antes disso. Caso o artefato atinja o solo em território nacional, a AEB adotará as providências cabíveis para sua identificação.

Até este momento, a AEB não teve confirmação das características do objeto, não podendo afirmar tratar-se de reentrada de meteorito, parte de satélites ou de foguetes. Também não há confirmação do objeto ter caído em território nacional. A AEB continuará acompanhando o caso e prestará novas informações à sociedade assim que houver atualizações relevantes.

Esta não é a primeira vez que um foguete da SpaceX é visto nos céus do Brasil. Em 2022, um fenômeno luminoso parecido ocorreu e foi visto na região Sul do país. Na ocasião, o evento foi causado pela reentrada do segundo estágio de um Falcon 9.  


Acompanhe mais notícias em Alagoasweb.com