Beneficiários do Auxílio Emergencial não precisam ir a uma agência para receber pagamento

COMPARTILHE
Por: Agência do Rádio  Data: 17/04/2020 às 05:54
Fonte de Imagem: AlagoasWeb/Henrique Omena

O Governo Federal começou a pagar o Auxílio Emergencial, mas a Caixa Econômica Federal anuncia que não é necessário correr às agências ou casas lotéricas para fazer cadastramento, consulta ou saque dessa ajuda. O cadastro pode ser feito pelo aplicativo CAIXA Auxílio Emergencial ou pelo site auxilio.caixa.gov.br.

O acompanhamento da solicitação está disponível somente pelo site e pela central telefônica exclusiva 111. O ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, diz que mais de cinco milhões de pessoas já foram beneficiadas com essa ajuda. 

Caixa paga hoje primeira parcela do auxílio emergencial de R$ 600 a 2.282.321

“Temos cinco milhões 971 mil brasileiros que estão (boa parte deles) já ‘bancarizados’. Eles não tinham conta bancária e estão com poupanças digitais abertas na Caixa Econômica Federal. Tudo sinaliza que vamos superar a ‘casa’dos 20 milhões de brasileiros. Isso, para que vocês entendam a complexidade do que nós estamos fazendo.” 

Segundo Onyx Lorenzoni, uma preocupação do Governo Federal é disponibilizar, prioritariamente, parte desse auxílio para mulheres que estão à frente da família.

“Essas pessoas do Cadastro Único somam 13 milhões e dezenove mil mulheres chefes de família, que nós chamamos de monoparentais. Essas mulheres já começaram a ter esses recursos creditados.” 

O Auxílio Emergencial é um benefício financeiro destinado a trabalhadores informais, Microempreendedores Individuais (MEI), autônomos e desempregados, e tem o objetivo de fornecer uma ajuda durante a crise causada pelo coronavírus (Covid-19).