Bebê com mais de 6 quilos e 55 centímetros nasceu por parto normal em ES

Redação / O Tempo 08/10/2025

Criança parou de respirar e mãe precisou de 55 pontos

Bebê com mais de 6 quilos e 55 centímetros nasceu por parto normal em ES
Bebê com mais de 6 quilos e 55 centímetros nasceu por parto normal em ES (Reprodução/TV Gazeta)

Um bebê de 6,5 quilos e 55 centímetros nasceu por parto normal em Colatina, no Noroeste do Espírito Santo. Alderico, filho de Ariane Borges, de 39 anos, sofreu deslocamento do ombro durante o nascimento, ficou cinco minutos sem respirar e precisou ser entubado. A mãe teve hemorragia e recebeu 55 pontos após o procedimento.

Receba as notícias do AlagoasWeb no seu WhatsApp            

Bebê com mais de 6 quilos e 55 centímetros nasceu por parto normal em ES

O parto aconteceu em 9 de agosto, quando Ariane já estava com 42 semanas de gestação. Segundo informações do g1, apesar da orientação médica para realizar uma cesárea, a equipe da maternidade decidiu induzir o parto normal, com a participação de aproximadamente dez profissionais.

"Eles induziram o parto. O médico até falou: 'Se você já ganhou oito [filhos] de parto normal, esse é mole para a senhora'. Foi uma surpresa. O neném quase perdeu a vida também, porque ele ficou cinco minutos sem suspirar. Na hora que eles puxaram, rompeu o cordão umbilical e eu tomei um susto. Juntou uns dez médicos para conseguir retirar ele. O médico ficou assustado e surpreso na mesma hora, até se emocionou depois que ele voltou a respirar", contou Ariane ao g1.

Durante o nascimento, o bebê sofreu uma lesão de plexo braquial (conjunto de nervos entre o pescoço e o ombro), que afetou a função nervosa de um dos braços. Esta condição ocorre quando há estiramento ou compressão excessiva dos nervos no trabalho de parto.

Alderico é o nono filho de Ariane, moradora de Água Doce do Norte, também no Noroeste do Espírito Santo. Os médicos recomendaram sessões de fisioterapia para tratar a lesão no braço da criança. A equipe médica informou à mãe que, apesar da lesão atual, a criança recuperará os movimentos do braço e não terá sequelas neurológicas permanentes.

A gestação transcorreu sem problemas, segundo a mãe informou também ao g1. Os exames de pré-natal e ultrassons não indicaram que o bebê nasceria com tamanho acima do normal.

Após o nascimento, Alderico ficou internado por dez dias na maternidade de Colatina. Com quase dois meses de vida, o bebê já pesa aproximadamente 10 quilos, o dobro do peso considerado normal para uma criança nessa idade.


Acompanhe mais notícias em Alagoasweb.com